Como escrever um relatório quantitativo

Escrito por nick botero | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um relatório quantitativo
Use gráficos e estatísticas criteriosamente em seu relatório quantitativo (graph bars image by Tomislav from Fotolia.com)

Em muitas profissões, elaborar relatórios com muitos números e análises de dados é uma parte importante do trabalho. Um relatório quantitativo bem escrito pode transmitir informações de forma sucinta, com alguns gráficos bem desenhados e resumos de dados. No entanto, um relatório pode facilmente ficar confuso com os números e gráficos, por isso é essencial estruturá-los com cuidado para que os números ajudem a esclarecer ao invés de confundir as principais mensagens do seu relatório.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Estruture o seu relatório em várias seções: título, resumo, introdução, metodologia, resultados, discussão e bibliografia. Essas seções irão garantir um fluxo lógico para o relatório.

  2. 2

    Inclua seu resultado principal no título. Por exemplo: "Os ratos expostos ao mercúrio têm menos expectativa de vida" é um título muito mais informativo do que "Efeitos do mercúrio em ratos". Em poucas palavras, você disse ao seu leitor qual foi o seu resultado quantitativo, para que ele não precise ler mais para saber o objetivo do seu estudo.

  3. 3

    Inclua as principais estatísticas no resumo, mas não entre em detalhes. No resumo deve haver apenas o suficiente para transmitir um sentido básico dos resultados importantes do seu estudo.

  4. 4

    Forneça informações prévias sobre o seu estudo na introdução, o que ajuda a contextualizar. Essa é também a parte onde se explica a importância da pesquisa, de modo que o leitor entenda por que o estudo valeu a pena ser feito.

  5. 5

    Explique as suas técnicas quantitativas na seção de metodologia, que é onde você descreverá quais tipos de testes estatísticos usou e quais foram as unidades de medida.

  6. 6

    Descreva as suas análises em detalhes na seção de resultados. Essa seção é onde você irá inserir suas tabelas de resumo e gráficos. Mas seja criterioso no que incluir; você precisa adicionar apenas as análises e os gráficos que são mais relevantes para os principais pontos de seu estudo. Escolha as cores e fontes cuidadosamente para seus gráficos e números, para evidenciar as suas principais mensagens aos leitores. Dados e análises adicionais podem ir em um apêndice ou como informação suplementar, que as pessoas podem baixar a partir de um website.

  7. 7

    Interprete o significado de seus resultados na seção de discussão. Por exemplo, se você observou que ratos expostos ao mercúrio têm menor expectativa de vida que outros ratos, fale sobre os processos metabólicos que levaram a esse resultado. Você pode discutir as implicações para a saúde humana e a segurança também. A seção de resultados é o lugar onde também é possível falar sobre planos futuros para o seu estudo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível