Como escrever um relatório de seminário

Escrito por christina hamlett | Traduzido por liana fernandes
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Como escrever um relatório de seminário
Como escrever um relatório de seminário (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Sempre que você participar de um congresso ou workshop patrocinados pela empresa, o objetivo de uma avaliação de acompanhamento não será somente o de informar seus empregadores de que foi um bom investimento de tempo e dinheiro, mas servirá também para que os apresentadores entendam quais foram os sucessos, quais as falhas e como os congressos futuros podem ser modificados para satisfazer as necessidades de carreira do seu público alvo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Faça anotações sobre o congresso e o apresentador o mais cedo possível após o fim do evento, enquanto ainda estiver tudo fresco em sua cabeça. Suas observações constituirão a estrutura a partir da qual você desenvolverá a avaliação formal.

  2. 2

    Identifique os elementos do seminário que tiveram impacto mais positivo para você. Por exemplo, talvez os exercícios hipotéticos de representação o ajudaram a reforçar o conteúdo de uma forma que teria sido tediosa de ler em um livro ou em uma série de estudos de caso. Talvez você tenha gostado da maneira como você e seus colegas foram divididos em grupos menores para analisar um problema real. Faça, também, uma observação sobre a afinidade da instrutora com os participantes do seminário e se ela o manteve interessado e envolvido no curso do início ao fim.

  3. 3

    Aponte os elementos do congresso que ficaram abaixo de suas expectativas. Por exemplo, talvez o apresentador tenha gasto muito tempo da sessão contando anedotas pessoais que, embora extremamente divertidas, reduziram o tempo disponível para aprender técnicas de pesquisa ou as capacidades de um novo software para facilitar seu trabalho. Talvez você preferisse que fossem feitas avaliações ao longo do congresso, como testes curtos, para medir seu progresso e entendimento do conteúdo.

  4. 4

    Crie uma lista de coisas que teria feito de forma diferente se estivesse planejando o evento. Isso pode variar entre ter um programa mais curto/longo, fazer o congresso em outro local e reestruturar a própria apresentação em uma plataforma mais interativa ou com um painel de especialistas para apresentar, ao invés de apenas um instrutor.

  5. 5

    Abra um novo documento no Word, selecione uma fonte tamanho 12 entre Times New Roman, Courier ou Bookman e configure as margens em 2,5 cm de cada lado. Se estiver utilizando um papel timbrado, inicie o texto pelo menos 2,5 cm abaixo do nome e endereço da empresa, na margem esquerda. Identifique-se com seu nome completo, seu cargo e divisão ou filial.

  6. 6

    Identifique o título completo do congresso do qual participou, a data, hora e local da programação, além do nome do instrutor.

  7. 7

    Em algumas frases, descreva o principal objetivo do curso. Isso pode ser tanto o seu próprio entendimento do que o evento oferecia quanto uma citação direta do anúncio ou material/plano de estudos do seminário. Explique em um parágrafo breve a abordagem do apresentador sobre o assunto através de instrumentos e materiais suplementares, como palestras, apresentações multimídia, livros de exercícios, esquetes e estudos de caso.

  8. 8

    Crie o subtítulo "CONTEÚDO DO CURSO", em maiúsculas, e aborde a qualidade, compreensão e atualidade do conteúdo dado. Isso pode ser feito completamente em forma de narrativa ou organizado em uma pequena tabela onde você dará uma avaliação numérica entre 1 e 10, ou uma classificação como "ruim", "razoável", "bom" ou "excelente". Para itens com avaliações baixas ou ruins, certifique-se de oferecer uma explicação ou exemplos (p. ex.: "Os estudos de caso eram todos dá década de 1980 e não se aplicavam às dinâmicas de trabalho do século 21").

  9. 9

    Crie o subtítulo "Qualificação Do Instrutor". Assim como no passo anterior, avalie os conhecimentos e o grau de experiência do apresentador, a organização dos materiais do congresso, a comunicabilidade e a interação com os participantes. Dê exemplos sólidos das coisas que o apresentador fez bem (p. ex: "encorajou questionamentos") e o que ele precisa mudar para ser mais eficiente (p. ex.: "entregar um material escrito e ler em voz alta foi uma perda de tempo, que poderia ter sido usado em um contexto mais interativo").

  10. 10

    Crie o subtítulo "Recomendações". Nesta parte, você irá identificar suas próprias ideias para melhorar o curso. Os apresentadores de congresso apreciam os retornos objetivos dessa sessão, para permanecerem viáveis e competitivos. Se você achou o congresso muito produtivo, pode usar essa sessão para listar workshops futuros das quais gostaria de participar com o mesmo instrutor ou com a mesma entidade de treinamento.

Dicas & Advertências

  • Seja objetivo ao dizer se o congresso cumpriu seu objetivo proposto. Ou seja, não reclame incessantemente só porque foi num dia chuvoso e você não encontrou lugar para estacionar.
  • Leve em consideração no relatório se o apresentador forneceu informações que não estariam prontamente disponíveis em outro lugar.
  • Avalie se o instrutor tinha credenciais e experiência para tornar seu conteúdo e contexto confiáveis.
  • Nem todos que participam de um congresso vão pelos mesmos motivos que você. Por exemplo, alguns podem ir para aprender habilidades novas para avançar em suas carreiras, outros pela rede de relações profissionais, enquanto outros simplesmente aproveitam a chance de escapar do trabalho por um dia. Independente das suas observações ou interpretações dos motivos dos seus colegas para participar, um bom relatório de congresso deve ser baseado inteiramente em sua impressão pessoal e com o entendimento de que será lido pelo apresentador no contexto de uma avaliação coletiva –não singular– dos seus méritos.

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