Como escrever um resumo no 3º ano do Ensino Fundamental

Escrito por robert ceville | Traduzido por isabel ferreira
Como escrever um resumo no 3º ano do Ensino Fundamental
Um resumo bem escrito organiza as ideias principais da peça literária e expressa-as com suas próprias palavras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

No 3º ano, você deverá escrever um resumo do material lido, como um livro, um artigo, um verbete de enciclopédia ou outra peça literária. Um resumo exige que você leia o material e coloque a informação em suas próprias palavras. Não devem ser incluídas citações e frases; você deve apresentar sua própria visão do que o autor estava tentando dizer. Você pode escrever um resumo em um nível impressionante no 3º ano em menos de duas horas.

Instruções

  1. 1

    Faça uma lista com todos os pontos e ideias principais da peça escrita. Por exemplo, se você tem que escrever um resumo sobre tubarões, faça uma lista dos títulos principais que estão escritos em negrito no material. Pense sobre o que o leitor pode querer saber sobre o assunto. As ideias principais podem incluir temas como padrões de alimentação, migração, reprodução e vida útil.

  2. 2

    Observe os termos e frases importantes que fornecem informações sobre o tema, e depois escreva algumas frases para explicar as ideias principais. Inclua explicações dos termos chave, para que seu leitor entenda a relevância do assunto. Por exemplo, uma peça escrita sobre tubarões pode conter termos e frases como "barbatanas", "fileiras de dentes" e "guelras". Explique o que faz com que esses termos e frases pertençam especificamente ao tema.

  3. 3

    Monte as sentenças que explicam frases e termos chave para formarem o resumo. Lembre-se de começar e terminar o resumo com um fato interessante sobre o material. Você deve descrever a ideia principal em, no máximo, duas ou três frases.

  4. 4

    Leia seu resumo para ter certeza que não existem erros de ortografia ou de pontuação e verifique se você incluiu todas as ideias principais do material.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de usar palavras de transição, como "Primeiramente", "Também", "Além disso" e "Ainda que" ao começar a primeira frase a cada parágrafo. Essas palavras ajudam o resumo a fluir menos estagnado e mais naturalmente
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível