×
Loading ...

Como escrever um roteiro para um documentário

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os documentários são histórias sobre a vida real. Seus assuntos terão pensamentos próprios, por isso o roteiro do seu documentário precisa ser flexível, especialmente no início do seu projeto. Porém, com o intuito de focar no conteúdo de sua filmagem será necessário um "roteiro de filmagem" no início e um "roteiro de edição" no final do seu projeto. Siga as instruções abaixo e escreva o roteiro do seu documentário.

Instruções

Escreva um roteiro para um documentário.

    O primeiro roteiro ou "roteiro de filmagem"

  1. Antes de mais nada, complete a pesquisa sobre o tópico do seu documentário. Antes de começar a filmar, é necessário ter uma ideia de como será sua história. Assim como nos filmes dramáticos, será necessário personagens interessantes, conflitos e enredos. A única diferença é que todos os itens mencionados devem aparecer naturalmente em seu documentário.

    Loading...
  2. Faça um esboço sobre como será seu documentário. Esse esboço precisa incluir as personagens, o conflito e a solução dele. Seu documentário sofrerá alterações assim que o filme começar, então tudo o que você precisa agora é de um esboço bem vago.

  3. Crie uma lista de perguntas que você gostaria de fazer às personagens. Essas perguntas ajudarão com o desenvolvimento das personagens e com a investigação do seu conflito. Enquanto você filma, as respostas das suas personagens fornecerão o cerne de seu documentário.

  4. Agora que seu roteiro de filmagem está feito, comece as filmagens. Certifique-se de incluir todas as perguntas que tinha, mas esteja preparado para mudar a direção do seu documentário, caso um conflito melhor surgir. Se seu conflito se alterar, edite o seu roteiro de filmagem.

    Segundo roteiro ou "roteiro pós-filmagens"

  1. Complete todas as suas filmagens e comece seu roteiro pós-filmagens. O propósito deste roteiro é ajudar você ou seu editor a saber exatamente o que fazer para completar o projeto.

  2. Escolha as cenas que você filmou que desenvolveram mais as suas personagens, os conflitos e o enredo. Escreva um esboço das cenas que pretende usar no seu documentário final.

  3. Escreva, palavra por palavra, o roteiro do seu documentário. Isso significa que você vai escrever o diálogo das suas personagens bem como o diálogo do narrador. Lembre-se, o seu roteiro precisa estar completo para que uma outra pessoa que for editar seu documentário grave o diálogo exatamente como você imaginou.

Loading...
Loading ...
Loading ...