Mais
×

Como escrever um roteiro para um esquete

Esquetes são, basicamente, peças curtas, com duração de apenas alguns minutos. Eles podem ser independentes ou parte de uma série de esquetes, formando uma peça mais longa. O roteiro é o texto escrito da esquete e fornece um roteiro para os atores e outros profissionais envolvidos na produção. Embora os atores possam improvisar algum diálogo e ações em um esquete, o roteiro serve como um esquema principal para o que acontece e permite que os atores e pessoal da produção a interpretem.

Instruções

Aprenda a escrever esquetes (Leonard Mc Lane/Digital Vision/Getty Images)
  1. Faça uma página listando cada personagem importante na esquete. Escreva o nome de cada um, seguido por quaisquer características físicas distintivas. Também liste todos os hábitos ou formas de agir ou falar incomuns, juntamente com qualquer informação de fundo crucial sobre cada personagem.

  2. Escreva "CENÁRIO": em letras garrafais e, abaixo, descreva o cenário do esquete. Escreva uma breve descrição do local onde ocorre a ação, junto com o que os atores estão fazendo na abertura.

  3. Escreva o nome de uma personagem com falas, seguido por dois pontos, em negrito. Dê um espaço simples e, na linha seguinte, coloque, entre parênteses, qualquer ação específica que ela está fazendo enquanto fala.

  4. Dê um espaço simples e escreva o diálogo da personagem, usando espaço simples. Dê espaço duplo entre esse diálogo e o nome da próxima personagem com falas.

  5. Mantenha o diálogo das personagens conciso e evite divagar.

  6. Mostre o tema do esquete nos primeiros segundos, através do diálogo e da ação. Mantenha um ritmo rápido para envolver o público e dar a ele uma compreensão rápida das personagens e situação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article