Como escrever um roteiro para uma ligação de telemarketing

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marcel luzia
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Como escrever um roteiro para uma ligação de telemarketing
Vendas por telefone podem aumentar, se você agir da forma certa (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A arte de telefonar para clientes tem sido usada desde o passado, quando o primeiro telefone foi inventado. Por anos, os setores de telemarketing têm feito isso para realizar vendas. Atualmente, há muitas empresas domésticas tentando ganhar dinheiro com vendas por telefone. Entretanto, não há muitas pessoas aptas a elaborar um roteiro apropriado para manter a atenção do cliente durante a chamada. Aprenda neste artigo a converter mais ligações em vendas concretizadas.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Instruções

  1. 1

    Comece com uma breve introdução. Isso deve consistir em uma breve saudação. Qualquer coisa além disso será informação em excesso. Comprometa-se a iniciar a conversa com uma frase direta. A introdução deve começar como: "Olá. Posso falar com o sr. Fulano, por favor?". Sorria enquanto se apresentar. Muitas pessoas costumam ter alguém que faz chamadas de vídeos para eles. No entanto, sorrir aliviará um pouco da tensão.

  2. 2

    Explique quem é você e qual empresa representa. Você também poderá fazer um breve resumo sobre o negócio, mas não force nada. Um exemplo disso é: "Meu nome é Alice Oliveira e eu represento a Associação Comercial Belo Horizonte. Estamos empenhados em servir aos nossos clientes com serviços de qualidade e satisfação". Essa deve ser a extensão do resumo. Tente incorporar o slogan da empresa à sua apresentação.

  3. 3

    Resumidamente destaque as características e os benefícios do seu produto ou serviço. Essa é a principal parte da ligação. O objetivo aqui é fazer com que os clientes fiquem tão empolgados com o produto que vão querer comprá-lo imediatamente de você. O roteiro deve incluir uma oferta irrecusável. Concentre-se em apontar pelo menos três características, então apresente três benefícios. Quanto mais, melhor. Um exemplo é: "Esse aparelho é expansível, o que permite a inclusão de outros itens. Ele possui cores diferentes para combinar com qualquer decoração. Também há a garantia de devolução do seu dinheiro, caso não fique satisfeito, por isso é livre de risco". Quanto mais recursos e benefícios puder adicionar ao roteiro, melhor será o andamento da conversa. No entanto, certifique-se de não aborrecer os clientes com a informação. Faça bom uso de palavras descritivas e agradáveis. Se os clientes ficarem interessados​​, vão querer saber mais sobre o produto. A chave aqui é manter a conversa telefônica atraente, curta e direta ao ponto.

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    Encerre com um tom sincero e firme. A razão pela qual você está ligando é a oferta de uma venda. Não faz sentido telefonar para alguém não tentar vender algo. Um exemplo disto é: "Com isso em mente, sr. Fulano, vamos começar hoje". Depois de oferecer a venda, mantenha a calma e permita que o cliente responda. A pessoa que fala primeiro durante esta fase da chamada é geralmente o perdedor. Certifique-se de ouvir com muita atenção o que eles dizem. A resposta poderá ser "sim", confirmando a compra, ou uma explicação do motivo de recusa

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    Em caso de reclamação, ofereça um produto semelhante, que valorizará o primeiro. Se tiver apenas um produto, ouça a objeção e a responda adequadamente. Por exemplo, digamos que o cliente disse não, pois ele já possui um. Você pode responder, dizendo: "sr. Fulano, permita-me salientar que este dispositivo é expansível, o que permite usá-lo como um backup para o que você já tem, além disso, ele vem com uma garantia de devolução do dinheiro, o que o permite experimentá-lo. Caso sinta que o produto não é útil, simplesmente devolva-o e receba seu dinheiro de volta. Com isto em mente, vamos começar hoje". A maioria de suas vendas virá depois de um bom retorno, por isso certifique-se de que isso é bom.

Dicas & Advertências

  • Fale com uma voz amigável, porém firme. Articule. Fale movendo lábios e língua. Isso ajuda bastante, porque o seu discurso será ouvido claramente. Considere a venda. Ouça como os outros operam suas chamadas e tome notas. Veja o que funciona e o que não funciona. Anote os resultados.
  • Não desista. Elimine "tipo assim", "humm" e "ah" do seu vocabulário. Essas coisas dão ao cliente a chance de interromper sua apresentação e dizer não. Isso também faz os clientes duvidarem do seu conhecimento sobre o produto que está tentando vender.

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