×
Loading ...

Como escrever um roteiro com o Microsoft Word

Atualizado em 20 julho, 2017

O Microsoft Word contém designs de formatação para ajudar na criação de documentos comuns, como cartas, mas oferece uma pequena ajuda para escritores de roteiros. Particularmente, o Word dificulta o recuo e outra formatação de diálogo e narrativa para os roteiristas. Os escritores podem também ter dificuldade com o corretor de ortografia muito zeloso do Word e sua formatação automática. Felizmente, os roteiristas experientes podem usar o programa para escrever um roteiro se souberem como ajustar seus documentos e separarem um tempo para baixar um modelo apropriado.

Instruções

Os roteiristas podem procurar ajuda com amigos para aprenderem a usar o Microsoft Word (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)
  1. Faça uma busca na internet para "modelo de roteiro no Microsoft Word". Veja cada um e baixe vários. Compare-os para ver qual supre melhor suas necessidades.

    Loading...
  2. Crie um documento para hospedar seu roteiro, abrindo o menu "Arquivo" e selecionando "Novo". Clique no modelo que preferir e clique em "Criar".

  3. Divida o painel de vista quando desejar editar simultaneamente diálogos em duas páginas distantes, ou, por exemplo, quando desejar mudar o diálogo na página 11 e na página 200 de seu manuscrito. Clique no menu "Visualizar" e clique na opção "Dividir", que permitirá que veja e trabalhe em duas partes do documento de uma única vez. Use esse truque quando um conjunto de mudanças no diálogo em uma parte do roteiro pedir mudanças em outro lugar, e você precisa olhar em ambas as partes simultaneamente.

  4. Recue várias linhas do texto, pressionando a tecla "Ctrl" e "M" simultaneamente, em vez de usar o mouse e clicar no botão "Aumentar recuo"; isso salva os escritores que precisam recuar diálogos muitas vezes.

  5. Corrija a ortografia do roteiro que contém várias palavras ou nomes incomuns , clicando no botão "Adicionar ao dicionário" sempre que o corretor apontar um erro. Isso garante que o Word lembrará das palavras ou nomes incomuns e não pedirá que as aprove manualmente no futuro.

Loading...

Dicas

  • Essas instruções são aplicadas à edição 2010 do Micrisoft Word, mas os usuários podem adaptá-las para quaisquer versões.
  • Alguns roteiristas preferem escrever no "Final Draft", um processador de palavras popular feito especialmente para roteiros.

O que você precisa

  • Computador com o Microsoft Word instalado

Referências

Loading ...
Loading ...