Mais
×

Como escrever um roteiro para musical

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Roteiros são suficientes para escrever por conta própria, mas se você deseja adicionar elementos especiais, como escrever para filmes em 3-D ou lidar com flashbacks, a formatação pode ser desafiadora. Um dos tipos de roteiros mais difíceis de se escrever é do musical, porém, se você já tiver o material necessário, irá tomar somente um pouco mais de tempo para formatação e o roteiro estará completo.

Instruções

  1. Elabore um esboço, juntando os números musicais e as letras completas. Você pode criar as letras conforme vai trabalhando, mas as melodias são os elementos-chave dos musicais. Assim, bastante trabalho deve ser enfatizado sobre elas.

  2. Para digitar, utilize programas recomendados para roteiros, como Final Draft ou Movie Magic Screenwriter. Isso irá facilitar a digitação e permitir que você se preocupe mais com a história que com a formatação.

  3. Quando chegar ao ponto da primeira música, há várias formas de indicar que o trecho será cantado. Próximo ao nome da personagem, pode-se colocar a palavra "cantando" entre parenteses, dessa forma: (cantando).

  4. A forma mais fácil de reconhecer o momento que será cantado é colocando todas as letras das músicas em letras maiúsculas, dessa forma: MAX, ELES RIEM DE MIM TODA HORA, MAS AGORA SERÁ BEM MELHOR.

  5. Tente colocar bastante informação entre as letras, para ajudar a mostrar o que o cantor estará fazendo. Pode quebrar o andamento da música, mas os leitores verão mais que as letras e entenderão como a música flui.

  6. Por exemplo: Max olha para o chão e chuta uma pedra. MAX ELES RIEM DE MIM TODA HORA Max olha pra cima, em direção aos agressores. MAX (CONTINUAÇÃO) MAS AGORA VAI SER BEM MELHOR Max levanta o punho.

  7. Muitas músicas apresentam várias personagens cantando ao mesmo tempo. Se for o caso, e houver apenas duas personagens na cena, pode-se formatar assim: Max e Pateta olham nos olhos um do outro. AMBOS PORQUE O MAXIE AQUI VAI SAIR POR AÍ NA MAIOR!

  8. Se estiverem cantando letras diferentes, então é preciso separar, colocando na mesma linha. MAX PATETA ELES RIEM DE MIM. EU RIO DE VOCÊ TODA HORA. TODA HORA.

  9. Utilize outros roteiros como exemplo e seja criativo quando for mostrar ação entre as letras. Tente descrever cenas de dança o máximo possível e não se preocupe em separar as letras das cenas.

Aviso

  • O texto pode não parecer como o esperado. Assegure-se de que os nomes estejam todos em letras maiúsculas e centralizadas sobre os diálogos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article