×
Loading ...

Como escrever um roteiro simples para um curta-metragem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um curta-metragem é geralmente considerado um filme com menos de 40 minutos de duração. Escrever um roteiro simples é um pouco diferente de escrever uma história. O roteiro deve incluir muitas anotações técnicas e será lido pelos atores e por um diretor. Ele deve ser formatado de maneira especial, tornando a produção do roteiro mais fácil. Há vários tutoriais gratuitos na internet em relação à formatação e programas de edição, como o Final Draft, que automaticamente formata roteiros. Uma página de roteiro tem aproximadamente de um a dois minutos de filme.

Instruções

Os roteiros geralmente são reescritos várias vezes (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Invente uma história. Ela deve estar bem clara antes que você comece a escrever. Cada história deve ter três atos: um começo, meio e fim. O primeiro ato estabelece os personagens e o ambiente e termina com um incidente provocante que altera as vidas dos personagens. O segundo ato segue os personagens tentando achar uma solução para o problema e termina com um clímax. O terceiro ato resolve o problema. Essa é a estrutura básica de um roteiro, até mesmo um curto.

    Loading...
  2. Escreva uma sinopse detalhada, pois ela ajudará durante a escrita do roteiro. A sinopse é como um esqueleto ou um esquema para a história. Ela deve incluir cada cena e discutir brevemente o que acontece.

  3. Aprenda a linguagem do roteiro. O cabeçalho de cena estabelece onde a cena acontece e sempre é escrito em letras maiúsculas. Por exemplo, INT. CAFETERIA - DE MANHÃ. Abaixo do cabeçalho é a ação da cena. Isso descreve em detalhes o que está acontecendo. Por exemplo: "Joana entra, para na porta e olha ao redor. Seus olhos pairam em Roberto, que acena para ela. Joana, então, se junta ao rapaz na mesa dele". O diálogo é escrito centralizado na página com o nome do personagem em MAIÚSCULAS. Abaixo do nome do personagem está o diálogo exatamente como deve ser falado. As transições entre cenas também são escritas em maiúsculas e as mais comuns são: CUT TO (cortar para), FADE TO (surgimento de uma imagem) e DISSOLVE TO (imagem se dissolve).

  4. Escreva o roteiro. Um editor de texto ou, de preferência, uma cópia de edição de roteiro, como Final Draft, será usada. Enquanto escreve o roteiro, tenha em mente todos aqueles que o lerão. O diretor se preocupará com a localização e o ponto da cena. Os atores se interessarão por suas motivações na cena e o contexto de seus personagens. Outra equipe de produção se preocupará com os figurinos, a iluminação e o cenário. Mantenha o roteiro direto ao ponto e evite linguagem desnecessária.

  5. Revise o roteiro. Leia em voz alta. Como ele soa quando falado? Ele parece natural? Edite o roteiro se houver erros.

Loading...

O que você precisa

  • Programa de edição de roteiro (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...