Mais
×

Como escrever uma sentença-tese para um artigo na faculdade

Atualizado em 17 abril, 2017

Escrever uma sentença-tese para um artigo da faculdade não precisa ser um fardo. Escolher um tópico é o primeiro passo para afunilar a busca por uma frase concisa em torno da qual o artigo vai girar. A frase refina grandes quantidades de informação em uma afirmação mais fácil de processar. A sentença tem que ser específica, persuasiva e dar abertura a um debate. Leva tempo e muita pesquisa para destilar uma sentença-tese em um assunto amplo. Só aí o artigo pode ser escrito.

Instruções

É preciso fazer muita pesquisa para elaborar uma sentença-tese (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha um tema amplo e, após pesquisar, afunile a sentença-tese. Por exemplo, comece com o tema amplo dos "combustíveis fósseis" e afunile o tópico para "uso de combustíveis fósseis por grandes corporações".

  2. Posicione-se a respeito do assunto que você vai desenvolver. É importante assumir uma posição que alguém possa discordar racionalmente. Isso vai dar um caráter persuasivo ao texto. Por exemplo, a tese acima poderia se tornar "grandes corporações deveriam eliminar o uso de combustíveis fósseis".

  3. Use fatos para sustentar sua tese. Por exemplo, dadas as estatísticas que dizem que as grandes corporações utilizam cerca de 90% dos combustíveis fósseis disponíveis, a frase poderia ser: "Como as grandes corporações utilizam 90% dos combustíveis fósseis, deveriam ter sua dependência deste tipo de combustível eliminada".

  4. Teste uma tese para determinar se ela é forte o suficiente. Uma frase como "Jogar boliche a noite toda tem prós e contras" é um exemplo de frase fraca. "Jogar boliche a noite toda é prejudicial para a sociedade" é mais forte, pois se posiciona.

  5. Seja específico. "Tornados são forças devastadoras da natureza" é verdade, mas não específico. "O tornado que assolou uma pequena cidade em Oklahoma no dia 13 de março de 2011, às 12h13min" é muito mais específico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article