Mais
×

Como escrever um trabalho com um tema específico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um trabalho de pesquisa temático é aquele que tem como foco um tema em particular. Um bom trabalho de pesquisa nessa linha consiste de um equilíbrio entre ideias originais e referências de fontes confiáveis. Desenvolver esse tipo de estudo passa pela exposição de seu conhecimento sobre o sujeito da pesquisa e por sua habilidade de produzir ideias cuidadosas e significativas, de acordo com as informações que você possui. Estudos desse tipo são comuns em áreas como literatura, história, sociologia e outros cursos das disciplinas humanas.

Instruções

Visite a biblioteca local para encontrar referências (library books image by Daughterson from Fotolia.com)
  1. Defina qual tema você quer discutir na pesquisa. Dependendo do curso e de seu professor, você pode receber um tópico ou tema específico para desenvolver. Delimite aquilo que você gostaria de discutir no trabalho.

  2. Pesquise longamente o assunto. Use somente fontes confiáveis, como sua biblioteca local, e consulte o banco de dados da biblioteca para encontrar artigos literários e acadêmicos que foram publicados na área que você deseja. Busque ajuda com um funcionário da instituição para indicar-lhe referências, se você estiver tendo dificuldades.

  3. Faça um apanhado de sua pesquisa e estude assuntos relacionados ao seu tema. Identifique os tópicos específicos e como estão ligados ao tema, e o que você discutiu em classe. Prepare um rascunho para indicar seu tema e a tese na introdução, bem como um parágrafo para acompanhar cada ponto que você irá discutir. Cada ponto no corpo do parágrafo deve estar relacionado à tese, que é o argumento ou afirmação que você propõe em seu trabalho.

  4. Comece escrevendo seu estudo. Tenha certeza de que a tese sustenta um posicionamento e que claramente expressa o ponto de vista que o corpo do trabalho também sustenta. Ao longo do trabalho, discuta os tópicos que a tese apresenta.

  5. Use citações confiáveis obtidas de publicações acadêmicas e assegure-se de indicá-las em seu trabalho, e de incluir notas de rodapé quando necessário. Você deve equilibrar bem suas próprias ideias e as informações fornecidas pelas referências de apoio.

  6. Escreva a conclusão. A conclusão deve reiterar a tese e seu posicionamento ou ponto de vista sobre o tema.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article