Mais
×

Como escrever um texto de 1500 palavras

Atualizado em 17 abril, 2017

Qualquer escritor irá dizer que escrever uma história é fácil — difícil é se fazer a edição e a revisão do texto; e, quando você está tentando atingir um número fixo de palavras, tudo depende da edição. Para escrever uma história com 1.500 palavras, você precisa saber como revisar o texto e o que precisa ser editado, que uma página com espaço duplo e fonte 12 tem em torno de 250 palavras e que geralmente 1.500 palavras em fonte 12 irão ter em torno de seis páginas.

Instruções

Saber como revisar e editar um texto é essencial para se cumprir metas fixas de palavras (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Escreva um rascunho. Tenha o número de palavras em mente, mas não se preocupe com ele. Coloque no papel tudo que você quer dizer para que tenha pelo menos uma ideia da história e um ponto de partida para a edição e a revisão.

  2. Confira se ficou acima ou abaixo do número de palavras exigido. Você tem que adicionar ou remover palavras para alcançar a meta? Se precisa adicionar, onde elas serão colocadas e como você vai encaixar o texto novo no fluxo do que já foi escrito? Se precisa subtrair palavras, o que pode ser removido sem deixar o texto irregular? Se isso acontecer, como você vai fazer para deixá-lo coeso novamente?

  3. Elimine a voz passiva. Se você ultrapassou o limite de palavras, trocar as aparições da voz passiva pela voz ativa irá naturalmente diminuir o número de palavras do texto. Um benefício adicional dessa tática é a infusão de energia que ela traz ao texto.

  4. Torne sua escrita mais direta. Você já eliminou a voz passiva. Agora, remova toda linguagem rebuscada e a repetição de advérbios. Como o escritor William Zinsser diz em seu livro "On Writing Well" ("Sobre escrever bem", em tradução livre), a boa escrita é atingida quando você "despe todas as frases até chegar ao seus componentes mais limpos". Livre-se de todos os seus excessos.

  5. Divida um tópico mais abrangente dentro do seu texto em dois tópicos menores. Se você está abaixo do número mínimo de palavras, ser mais detalhado nas partes do texto em que você generalizou demais pode ser o suficiente para alcançar as 1.500 palavras. Considere incluir na história outros aspectos do assunto que seus leitores podem achar interessante.

  6. Tome cuidado na hora de adicionar palavras. Se você precisa de mais palavras para sua história, certifique-se de que elas têm substância; não tente somente embelezar o texto. Cada palavra de um texto deve servir a um propósito e o uso de linguagem rebuscada e vazia não irá enganar leitores mais exigentes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article