×
Loading ...

Como escrever uma trilogia de fantasia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fantasia é um termo amplo. Na ficção, ela abrange tudo, desde espadas e feitiçaria até os contos de fadas modernos. Qualquer livro com elementos sobrenaturais pode ser considerado fantasia.

O termo trilogia não é tão amplo, mas pode ser igualmente confuso. Não é apenas um conjunto de três livros com os mesmos personagens, mas três livros com um enredo global que os vincula. Pense em "Guerra na Estrelas".

Pronto para escrever uma trilogia de fantasia?

Leia mais para descobrir como.

Instruções

    Vamos começar!

  1. Leia quantos livros de fantasia você puder. Comece com clássicos como "A Filha do Rei de Elfland" e "O Senhor dos Anéis", e passe para algumas obras de fantasia moderna, incluindo "A trilogia de Bartimeu" e "As Crônicas de Gelo e Fogo". Além disso, leia mitologia e lendas. Muitos autores de fantasia inspiram-se essas histórias.

    Loading...
  2. Decida que tipo de fantasia você quer escrever. Fantasia épica? Fantasia urbana? Um pouco de ambas? Os elementos sobrenaturais compõem uma fantasia. Esses elementos podem ser os personagens, o enredo, a configuração ou todos os três.

  3. Crie uma ideia grande o suficiente para três livros. O ideal é que uma parte termine como a outra começa. "A trilogia de Bartimeu" é um bom exemplo.

  4. Onde é que a história acontece? A fantasia pode ser vivida em qualquer lugar desde a Grécia antiga até a moderna Hong Kong e mesmo em um mundo de faz-de-conta habitado por criaturas de sua imaginação.

  5. Crie personagens. Os livros precisam ser sobre alguém -- humano, elfo, demônio ou qualquer outra coisa. Preencha-os. Eles devem ser pessoas reais, não recortes de papelão. Crie emoções e motivações nos personagens ao longo da história. Eles são mais importantes que o enredo. Sem eles, nada acontece. Suas decisões movimentam a história.

  6. Esquematize sua trilogia. Detalhada ou escassa, isso irá mantê-lo no caminho certo, se você esquecer o que supostamente deve acontecer.

    Lembre-se que o esquema é flexível. Ele muda conforme a história se desenvolve.

  7. Continue escrevendo até que você termine o primeiro livro.

  8. Edite o primeiro livro. A história é viva e deve mudar e crescer.

  9. Escreva e edite o segundo livro.

  10. Escreva e edite o terceiro livro.

  11. Junte-se a um grupo de escritores locais ou on-line. Outros autores apontam erros e o ajudam a encontrar seus pontos fortes e fracos. O Absolutewrite (em inglês) fornece um fórum on-line de escritores, muitos dos quais escrevem obras de fantasia.

  12. Edite toda a trilogia, até que esteja tão boa quanto você puder fazê-la. Isso levará anos.

Loading...

Dicas

  • Leia muito. Exponha-se a ideias que não sejam normalmente encontradas na fantasia. Leia tudo, desde jornais locais até obras de mitologia. As ideias vêm de todos os lugares.
  • O conflito é seu amigo.
  • Escreva notas das história e mantenha-as acessíveis.

Aviso

  • Não copie outros autores de fantasia. Certifique-se que sua história é original.
  • Não escreva páginas de peso histórico ou não-elaboradas. Polvilhe as informações ao longo do livro.
  • Não use deus ex-machina, um método em que os personagens se livram de uma situação impossível de forma implausível. Não existe uma solução mágica para uma situação difícil. Os personagens têm que se livrar de uma situação difícil ou perecer. Ou você sempre pode reescrever essa parte.
  • Não utilize personagens clichês ou dispositivos de enredo. Um garoto de fazenda que tem que salvar o mundo? Isso já foi feito antes.

O que você precisa

  • Computador com um programa de processamento de texto
  • Cartão da biblioteca
  • Cadernos em branco e canetas ou lápis

Recursos

Loading ...
Loading ...