×
Loading ...

Como fazer uma escrivaninha suspensa em um canto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A escrivaninha suspensa, quando montada em um canto da parede, pode aproveitar espaços mal utilizados na casa. Nesse tipo de móvel, a área de trabalho é maximizada sem ocupar muito espaço do cômodo. Esse tipo de escrivaninha funciona muito bem como um escritório ou simplesmente como um lugar para guardar as contas da casa e outros objetos e documentos importantes.

Instruções

Use uma serra circular de bancada para cortar a madeira (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Com a serra circular de bancada, corte dois pedaços de 90 x 90 cm do compensado de madeira para fazer a parte superior da escrivaninha.

    Loading...
  2. Ajuste o guia da serra para formar um ângulo de 45 graus e corte as bordas das peças que irão se juntar no canto. Certifique-se de que o ajuste da serra foi feito de maneira que o ângulo seja cortado na direção correta. Com alguns modelos de serra, é necessário virar a madeira na hora de cortá-la para que os dois pedaços se encaixem corretamente.

  3. Lixe as bordas das peças com a lixadeira manual para suavizar as extremidades. Limpe o pó formado com uma flanela, tinja e sele a madeira. Deixe secar.

  4. Passe o localizador de vigas sobre a parede a uma distância de 90 cm do chão, então marque o local de cada uma das vigas onde a escrivaninha será presa. Prenda as mãos francesas nos locais onde passam as vigas usando uma furadeira e os parafusos para drywall de 3,75 cm. Cada lado da escrivaninha deverá ficar apoiado sobre duas mãos francesas.

  5. Posicione as partes da bancada sobre os suportes fixados na parede. Ajuste as partes de maneira que se encaixem perfeitamente e sua junção fique lisa. Prenda as duas metades utilizando um pedaço de compensado de 5 x 5 cm, preso no lado de baixo da bancada. Fixe esse pedaço utilizando parafusos para madeira de 2,5 cm. Utilize pelo menos três desses pedaços ao longo da junção das duas partes da escrivaninha.

  6. Prenda a bancada nas mãos francesas usando parafusos para madeira de 1,25 cm, que deverão passar pelo suporte e depois pela bancada pelo lado de baixo. Faça o mesmo em cada um dos suportes.

  7. Corte dois pedaços de 90 cm da moldura de 5 cm de largura. Corte as bordas que se unirão no canto em um ângulo de 45 graus. Esses pedaços serão utilizados para dar acabamento à parte da frente da escrivaninha.

  8. Corte mais dois pedaços de 90 cm da moldura, deixando um ângulo de 45 graus nas pontas que ficarão contra a parede. Esses pedaços cobrirão as pontas da escrivaninha.

  9. Tinja os pedaços de moldura cortados e deixe secar. Posicione a moldura ao longo da frente da escrivaninha de maneira que a sua borda fique rente à borda da bancada. Use os pregos para acabamento para fixá-la no local. Para mais precisão, pode-se aplicar cola para madeira na parte da frente da bancada antes de fixar a moldura.

Loading...

O que você precisa

  • Flanela
  • Compensado de madeira de 2 cm de espessura
  • Serra circular de bancada
  • Lixadeira manual
  • Lixa
  • Localizador de vigas
  • Parafusos para drywall de 3,75 cm
  • Mão francesa
  • Parafusos para madeira de 2,5 cm
  • Parafusos para madeira de 1,25 cm
  • Moldura de 5 cm de largura
  • Cola para madeira
  • Pregos para acabamento

Referências

Loading ...
Loading ...