×
Loading ...

Como fazer um escudo Zulu africano

Atualizado em 23 março, 2017

O escudo Zulu é originário da região de KwaZulu, na África do Sul. Ele é uma peça típica do grande Shaka Zulu. Muitas vezes, artesanais e feitos de couro de gado, esse escudo também incorpora as cores naturais da pele bovina. Esse armamento também contém duas lanças, uma para caça e outra usada em batalhas. Embora o tradicional escudo Zulu possa ser comprado, é possível fazer uma versão mais barata em casa.

Instruções

Um escudo Zulu africano pode ser feito em casa com materiais simples (African shield image by Brett Bouwer from Fotolia.com)
  1. Esboce com lápis um escudo Zulu em uma grande placa de madeira. Ele deve ter uma forma oval com extremidades afiadas, e não curvadas. Não há largura ou comprimento padrão, então não há limites para o tamanho do escudo. Um modelo tradicional tem cerca de 1 m de altura.

    Loading...
  2. Corte o escudo Zulu com uma serra. Siga a linha traçada com cuidado para que o escudo não fique torto. Suavize os cantos usando uma lixa.

  3. Corte a pele ou couro de seu preferência para que ele cubra o escudo. Corte um pedaço grande o suficiente para que seja possível dobrá-lo para dentro nas laterais da peça. As extremidades da pele não devem ser visíveis; esconda-as, portanto, na parte de trás do escudo.

  4. Fixe o couro ou pele no escudo usando uma super cola e deixe secar completamente.

  5. Esboce duas lanças em dois pedaços de madeira bem longos. Use uma serra para cortá-las. Uma delas deve lembrar uma lança de caça, enquanto a outra deve ter uma haste longa com uma forma esférica no topo. Use uma lixa para suavizar a madeira depois de serrar as suas lanças.

  6. Pinte as suas lanças. Enquanto algumas pessoas preferem usar uma tinha preta para destacar a pele ou o couro, outras tendem a escolher cores que combinem com o escudo Zulu. Deixe-as secarem.

  7. Use uma lixa para suavizar a superfície da haste que manterá o escudo na parede. Opcionalmente, você pode pintar essa peça.

  8. Use a super cola para conectar a haste de madeira ao escudo Zulu. O cabo deve ser visível em cada uma das extremidades do escudo, centrando-se em suas extremidades afiadas.

  9. Cole as lanças de batalha na parte de trás do escudo. A lança de caça deve estar inclinada para a direita, partindo do canto inferior esquerdo para o canto superior direito. A lança de combate deve ser disposta de maneira alternada, partindo do canto inferior direito para o canto superior esquerdo. Quando concluída, as lanças deve criar um X.

  10. Decore o escudo com tintas. Alguns modelos tradicionais africanos têm tons creme com linhas coloridas pintadas sobre a pele ou couro.

Loading...

O que você precisa

  • Grande pedaço de placa de madeira
  • Dois pedaços compridos de madeira para as lanças
  • Pedaço de madeira para servir de suporte ao escudo
  • Pele ou couro para cobrir o escudo
  • Lápis
  • Serra
  • Lixa
  • Supercola
  • Pintura para as lanças
  • Decoração

Referências

Loading ...
Loading ...