Mais
×

Como esculpir uma cabeça de cavalo em madeira

Atualizado em 21 novembro, 2016

Esculpir uma cabeça de cavalo em madeira, como qualquer escultura, pode ser fácil ou difícil, dependendo da quantidade de detalhes que serão colocados. No entanto, não importando o grau de detalhes da cabeça, o processo pode ser feito de uma forma muito mais fácil com a aplicação de um sistema de passo-a-passo ou metodologia.

Instruções

Escultura em madeira pode ser um passatempo bem relaxante (Michael Turek/Digital Vision/Getty Images)
  1. Compre as ferramentas certas para o trabalho. Você não precisa de uma grande quantidade de equipamentos. Para começar, você pode usar uma talhadeira afiada, com um conjunto de lâminas e uma pequena serra de mão, que você vai usar para esculpir as partes ásperas.

  2. Encontre um bloco de madeira que combine com o formato e o tamanho de sua cabeça de cavalo. Quanto mais próximo é em tamanho e forma, menos trabalho você vai ter para moldá-lo. Logicamente você vai querer usar uma madeira macia que seja cortada facilmente, sendo que bons tipos de madeira incluem cedro, tília, faia e nogueira. Pegue um pedaço de madeira que seja mais limpo e livre de nós o possível.

  3. Talhe seu bloco de madeira com a forma aproximada da cabeça de um cavalo. Use sua serra para cortar o bloco básico que será semelhante ao focinho, cabeça alongada, duas orelhas pontudas, juba e (se for o caso) do pescoço. Você deve ter certeza de que o grão da madeira corre longitudinalmente por quaisquer peças delicadas que você esculpirá. No caso da cabeça de cavalo, haverá várias partes assim, então o seu grão de madeira provavelmente pode ficar em qualquer sentido.

  4. Use sua talhadeira para esculpir o formato da cabeça de cavalo fazendo primeiramente somente um esboço e depois se aprofundando nos detalhes. Para esta tarefa, você não precisa se preocupar com os detalhes dos olhos, ouvidos, nariz ou qualquer outra coisa. Apenas esculpir a forma da cabeça do cavalo, orelhas, boca e crina. Você pode olhar uma imagem da cabeça do animal para ter a maior precisão possível na sua escultura.

  5. Faça todos os detalhes agora que você já esculpiu um perfil exato da forma e contornos da cabeça do animal. Pegue sua espátula e estilete e faça as cavidades das orelhas. Use o estilete para esculpir os detalhes da crina e moldar os detalhes dos olhos e boca. Se você ainda não fez a estrutura muscular da face e da cabeça, faça-a com a talhadeira. Tenha cuidado para não cortar demais em qualquer lugar.

Dicas

  • É fácil de corrigir um erro quando fica um pouco mais alto, mas muito mais difícil de corrigi-lo quando você tiver removido muita madeira. Use lápis de grafite para traçar os padrões e detalhes que você pretende preencher em sua escultura.

O que você precisa

  • Bloco de madeira
  • Talhadeira
  • Estilete
  • Conjunto de lâminas
  • Serra de mão
  • Espátula
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article