Mais
×

Como esculpir em sabão

Atualizado em 13 abril, 2018

Sabão é um meio ideal para a escultura, se você for um novato ou escultor habilidoso. A consistência das barras de sabão torna muito mais fácil de esculpir do que outros itens, como madeiras. Como o sabão é geralmente suave, uma faca simples é a principal ferramenta que você precisará para começar. A faca é mais fácil de controlar do que muitas das ferramentas utilizadas na escultura em madeira, como talhadeiras e goivas de madeira, assim a escultura de sabão é uma forma agradável de praticar e aprimorar suas habilidades de escultura e moldura.

Instruções

A consistência das barras de sabão torna-as muito mais fáceis de esculpir do que a madeira (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Coloque uma toalha sobre o colo ou sobre uma mesa, se preferir trabalhar em uma superfície plana. Raspe as palavras ou os detalhes moldados na barra de sabão, usando uma faca, uma faca de plástico, uma vara para artesanato ou uma colher. Continue até que os detalhes não sejam mais visíveis na face e o sabão esteja relativamente suave.

  2. Decida o que você gostaria de esculpir no sabão e descubra um esboço para o projeto. Faça um esboço no papel, mostrando cada rosto e lateral da barra de sabão e as linhas gerais do seu objeto.

  3. Esculpa um esboço do seu objeto na face superior do sabão, usando um palito ou a ponta de uma faca.

  4. Esculpa as áreas de sabão fora das fronteiras do seu objeto, usando uma faca, colher ou a ferramenta que preferir. Use pequenas linhas, removendo apenas pequenas quantidades de sabão a cada passagem da ferramenta de escultura. Continue fazendo isso até que você tenha uma forma aproximada para o seu objeto desejado.

  5. Vire a barra de sabão e examine seus diversos lados. Esculpa pequenos pedaços de sabão, conforme necessário, para ajustar a forma da sua escultura de sabão.

  6. Raspe nas áreas de detalhes finos e textura usando um palito ou a ponta de faca. Faça isso para todas as faces e os lados da escultura de sabão.

  7. Alise a escultura de sabão, esfregando-a primeiro com uma toalha de papel e, em seguida, com as mãos. Continue até a escultura de sabão parecer com a desejada.

Dicas

  • Grandes barras de sabão são mais fáceis de trabalhar do que as pequenas.
  • Sabonetes baratos são ótimos para a prática de escultura.
  • Formas simples, como corações, estrelas, tartarugas ou carinhas, são adequadas para jovens e iniciantes.

Aviso

  • Se as crianças estiverem fazendo a escultura, dê facas de plástico, pedaços de madeira de artesanato ou outros instrumentos maçante para esculpir, ao invés de facas afiadas.
  • Não tente cortar grandes pedaços de sabão de uma vez enquanto molda sua escultura -- quebrar pedaços grandes pode fazer com que a barra de sabão frature ou quebre.
  • A escultura de sabão deixa muitos pequenos pedaços de sabão, por isso, sacuda-os fora da toalha e das suas roupas e em uma lata de lixo, ou guarde-os se você tiver outros usos para raspas de sabão.

O que você precisa

  • Toalha
  • Barra do sabão
  • Faca, faca de plástico, colher ou palito de madeira
  • Lápis
  • Papel
  • Palito
  • Toalha de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article