×
Loading ...

Como fazer uma escultura usando garrafas plásticas de leite

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se tiver que fazer uma escultura com garrafas plásticas de leite como parte de um desafio ou competição de reciclagem em um projeto de arte da escola, ou se você for um estudante de arte e quiser usar garrafas plásticas de leite como materiais em seu trabalho de escultura, é realmente fácil com um pouco de imaginação. O segredo é ser lúdico e experimentar com as diversas possibilidades que estão nas pontas dos seus dedos.

Instruções

Recicle garrafas plásticas de leite em uma escultura (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

    Esculturas concretas

  1. Escolha um assunto para a sua escultura de garrafa de leite -- uma figura humana, um animal ou um objeto inanimado. Procure imagens para inspirá-lo em fotografias, cartões postais, revistas, livros ou na internet se não conseguir pensar em um tema.

    Loading...
  2. Desenhe sua escultura usando lápis e papel primeiro para ser capaz de brincar com ideias criativas e tentar visualizar sua escultura feita de garrafas de leite de plástico. Use figuras para ajudá-lo. Decida o que você quer expressar através de sua escultura -- como uma declaração ambiental de reciclagem de resíduos, ou apenas um empreendimento criativo para transformar a garrafa de leite de plástico.

  3. Decida a escala de sua escultura. Junte garrafas de leite suficientes para começar a construção.

  4. Planeje como você montará as garrafas de leite para fazer a sua escultura. Escolha um dos seguintes métodos: colar garrafas inteiras com cola, cortar as extremidades inferiores das garrafas para empurrar um frasco dentro do outro para empilhar e conectar as garrafas, ou colocar as garrafas em uma armação de arame.

  5. Prepare suas garrafas de acordo com o método ou com a combinação de métodos que você usará -- cortar as extremidades inferiores da garrafa ou furar um buraco no fundo da garrafa de leite com uma faca artesanal ou uma tesoura afiada.

  6. Construa sua escultura de garrafa de leite. Olhe para o desenho de sua escultura, observe as principais formas que compõem o objeto e construa essas formas em sua escultura. Por exemplo, para fazer uma escultura de vaca de garrafas de leite, faça uma forma do corpo retangular para o torso da vaca. Junte as garrafas através do método escolhido até que você tenha feito o tronco retangular do tamanho escolhido. Faça as pernas da vaca empurrando uma garrafa na outra e, em seguida, cole cada perna em um canto do estômago da vaca. Faça um bloco retangular menor de pequenas garrafas de plástico para a cabeça da vaca e cole-a no torso. Use tampas de garrafas para o nariz e os olhos. Corte formas de orelha no plástico da garrafa de leite e fixe-as na cabeça. Corte tiras de plástico e cole-as juntas para fazer o rabo. Utilize este exemplo de construção de formas básicas para esculpir suas garrafas de leite de plástico na forma do objeto escolhido.

  7. Deixe as garrafas plásticas de leite expostas na escultura, ou cubra-as com tinta esmalte ou outros materiais, como rótulos de alimentos ou tecido, para finalizar.

    Esculturas abstratas

  1. Desenhe algumas formas abstratas espontâneas com lápis e papel para criar seu projeto de escultura abstrata. Aplique cor a seu desenho usando um meio de sua preferência -- lápis de cor, canetinhas ou tintas. Seja lúdico e experimental na sua abordagem.

  2. Junte as garrafas plásticas de leite e comece cortando as garrafas em tiras, formas geométricas ou formas livres com uma faca artesanal ou tesoura afiada.

  3. Pratique o modo que você juntará as peças plásticas para formar a escultura abstrata.

  4. Organize as peças de plástico para construir sua estrutura abstrata de garrafas plásticas de leite. Use cola para juntar as peças ou prenda-as com arame fino, como clipes de papel, corda ou fixadores de papel.

  5. Aplique cor a seu desenho usando tinta esmalte, se desejar. Adicione outros elementos decorativos, como lantejoulas, miçangas e outros materiais de artesanato.

Loading...

O que você precisa

  • Imagens de pessoas, animais ou objetos inanimados
  • Caderno de desenho A4
  • Borracha
  • Faca artesanal ou tesoura afiada
  • Adesivo
  • Fio fino (opcional)
  • Tinta esmalte
  • Pincel
  • Rótulos de alimentos ou tecido (opcional)
  • Lápis de cor, canetinhas ou tintas
  • Clipes de papel, cordas ou prendedores de papel
  • Lantejoulas, miçangas ou materiais de artesanato (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...