Mais
×

Como fazer esculturas de cachorrinhos

Atualizado em 20 julho, 2017

Papel machê não é uma brincadeira de criança quando se fala em criar esculturas. Ao invés da mistura de farinha que você usa na infância, use uma mistura de cola e água quando for fazer esculturas médias ou grandes. Quanto maior a escultura, mais forte a base precisa ser. Crie armaduras de cabides e tela de galinheiro para uma maior estabilidade. A melhor coisa sobre as esculturas de papel machê é que esses materiais, como jornais velhos e cabides, estão sempre disponíveis.

Instruções

Capture a essência de um cachorrinho fazendo esculturas de papel machê (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Armadura

  1. Desdobre e endireite os cabides de ferro usando um alicate ou as mãos. Corte na metade usando o alicate ou cortador de fio. Você deve ter 5 metades para cada cachorrinho.

  2. Usando suas mãos ou o alicate, torça duas partes em círculo do cabide para cada extremidade traseira do filhote. Deixe uma parte do fio estendida para formar as pernas dos filhotes. Isso deve ficar com a forma de um pirulito ou da letra Q.

  3. Repita o processo, fazendo os círculos do tamanho desejado para o peito do cachorrinho. Você deve ter 4 círculos com pernas para cada filhote, dois para parte de trás e dois para o peito.

    Corpo

  1. Faça duas bolas de jornal por cachorro, uma para a parte de trás e outra para o peito. Insira-as em círculos de gancho. Elas devem ter um tamanho que se encaixem firmemente nos aros. Fixe as bolas com fita adesiva.

  2. Coloque os dois aros em volta de cada bola para que as varas fiquem em lados opostos uma da outra, formando as pernas. Fixe as bolas nos aros.

  3. Faça o meio dos corpos dos filhotes enrolando jornal em forma de tubo e preenchendo o interior com papel picado. Coloque um na extremidade traseira e o outro no peito. Use fita adesiva para prender.

  4. Faça os pescoços dos filhotes, utilizando uma forma de cone feita com os jornais. Ajuste o necessário para que se encaixe no corpo do filhote. Preencha com jornal picado e use a fita adesiva para segurar o corpo.

  5. Repita o processo acima para a cabeça, enrolando o jornal em forma de cone. Ajuste para que sirva no pescoço do filhote de modo que a extremidade maior fique no pescoço e ele tenha o focinho prolongado. Preencha com jornal e use a fita adesiva para fixar ao corpo.

  6. Crie as ancas moldando jornal amassado em forma de bisteca. Prenda com fita adesiva e, em seguida, coloque-as no lugar acima das pernas traseiras.

  7. Dobre a extremidade do gancho da perna para que formem ângulos retos nas pernas. Cubra com jornal e fita.

  8. Adicione o rabo com o que restou do fio, determinando o comprimento da calda de cada filhote. Em seguida, dobre o excesso de fio formando um gancho de aproximadamente 2,50 cm. Corte qualquer sobra de fio. Prenda a calda na parte traseira, fixando-a no jornal. Ajuste o rabo para ficar para cima, para baixo ou enrolado, se desejar.

  9. Faça as orelhas e a língua do cachorrinho cortando cartolina. Desenhe um V na cartolina para cada orelha e um U para a língua. Corte com tesoura. Dobre as formas de V para formarem as orelhas. Use fita para prender as orelhas e a língua.

    Papel machê

  1. Faça esculturas de papel machê com tiras de jornal colocadas em camadas e cobertas com uma mistura de pasta de cola.

  2. Repita o processo para cada cachorrinho, até que tenha, ao menos, três camadas de jornal.

  3. Deixe a escultura secar. Ela deve estar completamente seca antes de pintar.

    Pintura

  1. Aplique uma camada de tinta de gesso como base. Deixe secar. Repita o processo até que o jornal não esteja mais aparecendo.

  2. Pinte com tinta acrílica se desejar.

  3. Pinte os olhos ou cole botões ou olhos de bonecas comprados em lojas.

Dicas

  • Aplique um verniz para a proteção extra.
  • Anexe uma coleira de filhote para mais diversão.

Aviso

  • Certifique-se que as partes do corpo estejam bem fixas para dar estabilidade.

O que você precisa

  • Cabides de ferro (desmontados e cortados ao meio) - 5 metades por cachorrinho - todas com o mesmo comprimento
  • Alicate
  • Cortador de fio
  • Fita adesiva
  • Cartolina
  • Tesoura
  • Lápis
  • Pasta de cola branca (mistura com metade de cola e metade de água)
  • Jornal (rasgado em tiras)
  • Gesso
  • Tinta acrílica
  • Pincéis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article