Como escutar músicas ou sons relaxantes antes de dormir

Escrito por sarah coennen | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
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Como escutar músicas ou sons relaxantes antes de dormir
Ouvir sons suaves, como o mar ou suaves trovões, pode promover um sono mais profundo e reparador (shoreline image by Dave Johnson from Fotolia.com)

Escutar música ou som calmante antes de dormir pode ajudar seu corpo a relaxar e se preparar para renovar as energias através do sono. Algumas pessoas têm dificuldade em adormecer por causa de estimulantes ou condições de saúde e encontram em sons suaves ou músicas um auxílio útil para o sono. Vários estudos científicos têm mostrado que, se você criar uma rotina para se deitar, isso vai ajudar você e seu corpo a entender que é hora de ir dormir.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Leitor de CD
  • CDs de músicas calmas
  • Despertador
  • Pijama

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Instruções

  1. 1

    Prepare sua cama e coloque o pijama 30 minutos antes de se deitar. Este é também o momento de definir o despertador para a manhã seguinte, se necessário.

  2. 2

    Escove os dentes e penteie o cabelo. Remova a maquiagem e lave o rosto, se desejar. Você também pode tomar um banho, ou apenas lavar os pés ou qualquer outra parte do corpo que fará você se sentir limpo e fresco.

  3. 3

    Escolha o CD que você deseja ouvir. Coloque-o no leitor de CD e pressione play. Você deve escolher um CD que tenha pelo menos uma hora de duração, porque você não quer que ele toque a noite inteira e gaste energia desnecessariamente. É preciso que ele toque apenas o tempo suficiente para que você cair no sono.

  4. 4

    Acenda velas, se desejar, e/ou desligue as luzes. Diminuir a iluminação do quarto vai ajudar seu cérebro e corpo associar a escuridão com a hora de dormir e, de novo, treiná-los a dormir muito mais rápido.

  5. 5

    Antes de deitar, espreguice seu corpo enquanto ouve a música. Isso ajudará a aliviar a tensão e permitirá que o seu corpo cansado comece a relaxar. Permaneça em pé e levante as mãos sobre a cabeça, sem uni-las, apontando as palmas das mãos em direção ao teto. Empurre para cima em direção ao teto, tanto quanto você puder, sem tirar os pés do chão. Então, lentamente, dobre e coloque as palmas das mãos sobre os joelhos, arqueando as costas devagar e curve as costas como um gato. Continue abaixando tentando levar suas mãos ao solo. Cruze os braços sobre a cabeça e solte-a de forma relaxada. Sente-se e junte as solas dos seus pés, o quanto você conseguir. Deite-se de costas e colocar os pés para cima no ar. Mova seus pés em círculos completos lentamente e, em seguida, para cima e para baixo para esticar seus tornozelos. Mova lentamente para a posição sentada e, em seguida, levante-se.

  6. 6

    Deite-se. Se desejar, coloque máscara de dormir, tampões de ouvido ou tiras de respiração. Dedique alguns minutos para fazer alguma respiração profunda. À medida que você inspira e expira, foque em cada parte do seu corpo, certificando-se de que você está relaxado.

Dicas & Advertências

  • Evite estimulantes como cafeína (mesmo a cafeína natural) e nicotina quatro horas antes de dormir. Tente ir para a cama na mesma hora todas as noites e acorde na mesma hora todas as manhãs. Evite estimulantes, como luzes brilhantes, ruídos altos, exercício extenuante e álcool. Não comer ou beber uma a duas horas antes de dormir, pois isso pode diminuir o efeito reparador do sono.

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