Como fazer uma esfera com o Glusphere

Escrito por keith manning | Traduzido por pedro lima
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Como fazer uma esfera com o Glusphere
A função glusphere permite o desenho de esferas no OpenGL (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Open Graphics Library, ou OpenGL, é uma interface de programação de aplicativos (API) de gráficos computacionais usada para fazer imagens gráficas bi ou tri-dimensionais em computadores. Ela pode ser implementada numa variedade de plataformas computacionais e de linguagens de programação. O OpenGL é utilizado para desenvolvimento de jogos e para visualização científica. Ele não oferece um método direto para criação de esfera, entretanto, ele oferece a função "Glusphere", a qual desenha uma esfera a partir do raio dado centrado em torno da origem. Para criar uma esfera, você usará várias linhas de código, calculará valores de seno e cosseno necessários para a criação e implementará a função glusphere no código.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Instruções

  1. 1

    Inicie a janela Viewport do OpenGL.

  2. 2

    Digite o seguinte código para permitir a utilização das funções seno e cosseno, necessárias para calcular o círculo:

    include <math.h>

  3. 3

    Digite o seguinte código para criar uma esfera com o glusphere:

    void renderSphere(float x, float y, float z, float radius,int subdivisions,GLUquadricObj *quadric) { glPushMatrix(); glTranslatef( x,y,z ); gluSphere(quadric, radius, subdivisions,subdivisions); glPopMatrix(); }

    void renderSphere_convenient(float x, float y, float z, float radius,int subdivisions) { //a mesma quádrica pode ser reutilizada para desenhar várias esferas GLUquadricObj *quadric=gluNewQuadric(); gluQuadricNormals(quadric, GLU_SMOOTH); renderSphere(x,y,z,radius,subdivisions,quadric); gluDeleteQuadric(quadric); }

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