Mais
×

Como esmaltar panelas de barro

Esmaltar é uma ótima maneira de dar um toque antigo às suas panelas de barro. O processo consiste em simplesmente diluir a tinta até que ela fique quase transparente. Através da aplicação de esmalte em camadas, você conseguirá atingir o efeito de antiguidade em seus acessórios. Esmaltar uma panela de barro é o mesmo que esmaltar qualquer outra superfície. A técnica de pintura falsa é artística e não possui um conjunto específico de regras. Use seus instintos e brinque com tintas e esmaltes até obter a aparência que gostar mais.

Instruções

Panelas de barro e argila (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Lave bem a sua panela de barro com sabão neutro e água e enxágue com água limpa, deixando secar completamente.

  2. Misture uma parte de tinta com duas partes de esmalte. Essa é apenas a proporção recomendada, mas teste as combinações de tinta e esmalte até obter uma consistência e transparência que goste. Mexa a tinta e o esmalte muito bem.

  3. Aplique a mistura de esmalte ao redor da panela de barro com uma esponja, horizontalmente, sem usar movimentos para cima e para baixo para criar um efeito mais natural. Você pode escolher diferentes tipos de esponjas para criar resultados diferentes. Uma esponja do mar lhe dará uma maior variação de cor, enquanto uma esponja de cozinha comum será mais uniforme.

  4. Retire o excesso da mistura de esmalte com panos limpos conforme for aplicando. Deixe a primeira camada secar.

  5. Aplique camadas adicionais de esmalte usando o mesmo método. Aplique até chegar ao tom de cor que dê o efeito envelhecido desejado.

Dicas

  • Você pode criar a aparência de musgo em suas panelas de barro usando a mesma técnica. Aplique uma camada de esmalte verde seguida de esmalte marrom. O verde aparecerá através da camada marrom, criando um efeito visual de musgo.

O que você precisa

  • Tinta
  • Esmalte
  • Esponja
  • Panos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article