Mais
×

Como saber se o esmalte está estragado

Atualizado em 17 abril, 2017

Os esmaltes não produzem um cheiro desagradável quando estragam. Na realidade, os solventes presentes no produto -- como o etanoato de butila -- evaporam, o que causa mudanças físicas. Não existe uma regra que defina exatamente a validade de um esmalte. Alguns profissionais da beleza recomendam que eles sejam descartados após um ano, mas, dependendo da marca e de quanto foi usado, é possível usá-lo por mais tempo.

A evaporação é um dos motivos pelos quais os esmaltes ficam ruins (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Separação

A separação ocorre quando o pigmento do esmalte se separa dos solventes. Quando isso ocorre, uma fina camada de um óleo amarelado se acumula na parte superior do frasco. É normal que isso aconteça, e você pode rolar o frasco entre as mãos para misturar novamente o conteúdo. Contudo, se mais da metade do produto estiver com óleo, a separação já está em um grau muito avançado.

Empelotamento

Às vezes, ao abrir o frasco, você pode observar que o esmalte está empelotado. Essas formações ocorrem quando bolhas de ar entram no recipiente. Para evitar que isso ocorra, feche bem o frasco ao terminar de usar o esmalte e não chacoalhe o recipiente antes de aplicar o produto. Para remover essas formações, coloque algumas gotas de removedor de esmalte dentro do frasco, recoloque a tampa e role o frasco entre as mãos para misturar. Se os empelotamentos forem muito grandes ou se mesmo os pequenos não desaparecerem mesmo após esse procedimento, descarte o esmalte.

Depósito

Temperaturas altas são ruins para o esmalte, além de serem uma das razões pela qual a separação ocorre. O calor muito intenso também faz com que o pigmento endureça e se acumule no fundo do frasco. Guardá-lo em um local seco, fresco e escuro, como um armário, evitará que isso ocorra. Colocar um pouco de removedor de esmaltes também pode ajudar. Se o esmalte estiver muito duro, a ponto de não ficar no pincel ou não sair dele, o produto já estragou.

Mudança de cor

Os esmaltes mudam de cor quando estragam. Às vezes, podem aparecer alguns pontos mais claros ou escuros do que o tom original. Os tons vermelhos podem ficar alaranjados ou amarelados. Já as cores mais escuras, como marrom ou azul, podem desbotar, enquanto os tons mais delicados ficam mais aguados ou pálidos que o comum. Normalmente, leva bastante tempo -- um ano ou mais -- para que a cor mude. Se isso ocorrer, descarte-o imediatamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article