×
Loading ...

Como um espantalho assusta os pássaros?

O milho recém plantado é uma tentação para muitas espécies de pássaros e pequenos mamíferos, não apenas para corvos. Idealmente, um espantalho funciona porque imita a presença humana no jardim ou plantação de milho, o que espanta para longe os animais silvestres. Porém, mesmo que funcione por um tempo, os bichos vão ficando mais espertos e, a um dado momento, percebem que o espantalho não é de fato algo vivo e não oferece nenhuma ameaça. Sendo assim, adicionar um som em seu "funcionário" de jardim pode torná-lo mais eficiente em assustar e manter os animais indesejados longes.

Colocar vários espantalhos é mais eficaz em uma área grande (ohhyyo/iStock/Getty Images)

Usando a criatividade

Não existem regras certas para se fazer um espantalho, você pode usar qualquer coisa que tiver. O truque é fazer ele durar bastante, com algumas partes soltas que se movem (como camisas com mangas ou pernas das calças), para que pareça vivo. Utilize uma armação construída em um suporte que você possa enterrar o suficiente dentro do solo de forma que não caia com os ventos fortes, mas não tão fundo a ponto de ficar imóvel. Para preencher o espantalho, use itens duráveis, como trapos velhos, palha, folhas e sacolas plásticas de mercado. Assim, ele ficará mais resistente ao sol e à chuva e poderá ser usado por bastante tempo. O chapéu colocado nele pode ser qualquer item velho que você tenha, mas lembre-se de trocá-lo regularmente para que sua tática de espantar os animais funcione sempre.

Loading...
Preencha o espantalho com itens duráveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Torne-o móvel

Outro truque é realocar o espantalho em uma parte diferente do jardim a cada dia, o que dá a ilusão de movimento. Pendure nos braços dele pratos de alumínio, sinos, CDs ou quaisquer demais itens baratos que você conseguir que reflitam a luz e façam barulho. Mude esses itens regularmente para que os pássaros não se acostumem com eles. Você pode fazê-lo se movimentar bastante utilizando uma barra roliça como suporte e costurando retalhos nas partes inferiores das mangas do espantalho e em volta da barra. Depois, ligue o tecido na cintura de forma que fique aberto e funcione como a vela de um barco, fazendo o espantalho girar com o vento. Mude-o de lugar para que os animais não se acostumem a vê-lo sempre na mesma região do jardim e passem a não ter mais medo. Quanto mais movimento e barulhos você conseguir criar, é mais provável que ele funcionará bem e espantará os bichos para longe.

Quanto mais você movimentar o espantalho pelo jardim, melhor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...