×
Loading ...

Como espantar uma vespa

Atualizado em 17 abril, 2017

Tentar espantar uma vespa de fato não é recomendado. Embora elas sejam tipicamente passivas quando possuem um dado refúgio, contrariá-las resultará em uma resposta agressiva. Como as vespas podem usar seu ferrão várias vezes e esmagá-las pode soltar feromônios que atrairão mais vespas, é melhor deixá-las em paz quando forem encontradas. Entretanto, como as vespas normalmente constroem seus ninhos perto ou dentro das casas das pessoas, fazê-las saírem pode ser necessário, para evitar lesões. Existem varias formas de tornar sua casa desinteressante para a construção de ninhos e remover com segurança as colmeias existentes.

Instruções

Ninhos de vespas variam bastante de tamanho e aparência dependendo das espécies (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Evitando atividades de vespas

  1. Remova quaisquer fontes de proteína ou açúcar do seu jardim e enxague as latas de refrigerante e cerveja com água antes de se livrar delas. Cubra completamente todos os cestos externos de lixo; mesmo uma pequena brecha por causa do excesso de lixo pode permitir que as vespas entrem.

    Loading...
  2. Reduza a atratividade dos locais para construção de ninhos ao remover os objetos com marquises, arbustos e árvores que precisam de poda. Corte os gramados regularmente e passe fita em papel alumínio no interior das superfícies do telhado das casas de pássaros e de cães para evitar que as vespas construam seus ninhos por dentro.

  3. Sele quaisquer brechas nas telas das janelas e portas da sua casa e mantenha-as fechadas quando não for necessário. Feche quaisquer quaisquer passagens através da chaminé até a lareira durante os meses quentes.

    Erradicando vespas existentes

  1. Coloque roupas grossas que cubram o máximo possível do corpo e luvas grossas para proteger as mãos. Encha o balde com água, localize os ninhos visualmente e monitore a atividade das vespas.

  2. Aplique inseticida nos ninhos que sejam visíveis, mas estejam fora de alcance, e em pequenas espaços, como por trás de persianas, onde as vespas costumam ser vistas entrando e saindo.

  3. Coloque cuidadosamente o saco de pano em um ninho alcançável, feche-o rapidamente e desprenda de qualquer superfície onde estiver preso. Amarre o saco para fechar firmemente e coloque-o no balde de água, pressionando para que todo o saco esteja submerso. Espere algumas horas para remover o saco e retirar o ninho de dentro, junto com as vespas mortas.

  4. Coloque uma tigela transparente por cima da entrada da toca das vespas, certificando-se de que a borda está nivelada com o chão. Cubra quaisquer buracos que as vespas são vistas entrando ou saindo -- uma toca pode ter múltiplas entradas. Não remova a tigela até que se tenha visto quaisquer vespas em vários dias consecutivos, o que pode levar semanas.

  5. Contacte profissionais para remover os ninhos de vespas que estejam nas paredes.

    Construindo armadilhas simples

  1. Corte o topo da garrafa plástica e cubra a parte externa com gelatina ou outra substância grudenta e açucarada.

  2. Preencha parcialmente a metade de baixo da garrafa com água. Coloque a metade de cima dentro da metade de baixo, de ponta cabeça , para que a abertura e a isca estejam centro, e certifique-se de que há uma brecha entre a abertura e a superfície da água. Ajuste o nível da água de acordo e passe uma fita para prender a metade de cima no lugar.

  3. Coloque as armadilhas em áreas de alta atividade de vespas; elas entrarão facilmente na garrafa para chegar à isca, mas terão dificuldades para deixá-la, e elas eventualmente cairão na água e se afogarão. Monitore a armadilha regularmente para se livrar das vespas mortas.

Loading...

Dicas

  • Vespas são agressivas contra intrusos e opositores, mas dificilmente atacarão por outro motivo. Não entre em pânico só porque uma vespa está voando perto ou mesmo se ela aterrissar em você; correr ou tentar golpeá-la irá certamente provocar uma resposta agressiva.
  • Ninhos falsos podem ser construídos nas marquises para impedir que as vespas construam, já que elas não constroem perto dos ninhos de outras vespas. Sacos de papel amassados são baratos e eficazes para esse fim.
  • A não ser que esteja totalmente submersa, as vespas podem sobreviver na água por horas. Descarte vespas aparentemente afogadas com cuidado, e descarte-as significativamente longe de sua casa.

Aviso

  • Nunca se aproxime ou provoque qualquer abelha ou vespa se for alérgico ao seu veneno. Uma única picada pode matar indivíduos alérgicos.
  • Nunca tente usar fogo nos ninhos, por causa dos riscos de atear fogo em plantas, casas e pessoas.
  • Tome bastante cuidado quando remover os ninhos em uma escada, porque as picadas podem levar a quedas graves.
  • Nunca use inseticidas em casas de pássaros ou cães.

O que você precisa

  • Inseticida
  • Papel alumínio
  • Garrafas plásticas
  • Sacola de pano
  • Balde plástico de 8 litros ou mais
  • Fita
  • Geleia
  • Roupas grossas
  • Luvas
  • Tigela transparente

Referências

Loading ...
Loading ...