Educação e ciência

Que espécies de cobras são pretas e brancas?

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por elisa freitas
Que espécies de cobras são pretas e brancas?

A cobra real californiana tem listras brancas características de sua espécie

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A América do Norte é o lar de uma grande variedade de espécies de cobras, a maioria das quais são membros da família Colubridae, que não são venenosas. Muitas delas são pretas ou marrons escuras com manchas brancas ou de cor clara. Aprender a identificar essas criaturas pode ser um projeto interessante. Várias cobras brancas e pretas são comuns nos Estados Unidos.

Outras pessoas estão lendo

Thamnophis sirtalis

Essa cobra costuma medir entre 45 a 66 centímetros de comprimento, mas alguns espécimes excepcionais podem chegar até 1,25 metro. Seu corpo tende a ser cinza escuro ou preto com três listras horizontais amarelas claras ou brancas. Algumas cobras incomuns têm padrões de manchas quadriculadas e uma coloração azulada ou avermelhada. Essa espécie é ativa durante o dia e a noite e se alimenta de minhocas, rãs, sapos, peixes, girinos e caracóis. Ela é comum em ambientes úmidos, como perto de córregos ou lagoas, e não é perigosa.

Cobra-rateira negra

A cobra-rateira negra habita a região da costa leste até o centro-oeste da América do Norte. Ela tem um corpo negro com um queixo branco, embora o filhote possa ser cinza pálido, marcado com manchas pretas. Com o tempo, essa cobra escurece e pode crescer até 1,2 a 1,82 metro de comprimento. Como o nome sugere, ela se alimenta de pequenos ratos, camundongos e outros roedores. Ela também pode comer pequenas rãs, lagartos, filhotes de aves e ovos. Essa cobra relativamente tímida fica imóvel quando se depara com seres humanos. Ela pode produzir um odor desagradável ou balançar sua cauda para imitar o som de uma cascavel. Se provocada, ela pode picar, mas não causa muito dano.

Cobra real californiana

Popular no comércio de animais, essa subespécie de cobra real possui um corpo negro ou marrom escuro com anéis de cor branca ou amarelada. Certos espécimes são muito marcantes e têm escamas bem contrastantes. Algumas espécies têm listras em todo o corpo ou manchas esbranquiçadas em vez de anéis. Tal como a cobra-rateira negra, a cobra real californiana balança a cauda quando perturbada. Ela também pode se enrolar em uma bola e silvar bem alto. Esse animal se alimenta de uma variedade de presas, incluindo roedores, anfíbios, aves, insetos e outras cobras.

Pituophis catenifer

Essa cobra manchada de marrom e creme ou preto e branco é nativa da América do Norte e vive em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas, desertos, campos e prados. Ela pode ser muito grande, crescendo até 1,82 a 2,74 metros de comprimento. Suas escamas manchadas se assemelham às de uma cascavel e, por isso, pode haver confusão entre as duas espécies, já que a Pituophis catenifer também imita o comportamento da cascavel. No entanto, essas cobras solitárias são importantes para controlar as populações de roedores e tendem a se esconder dos seres humanos. Quando perturbadas, elas podem infligir uma picada dolorosa.

Coluber constrictor priapus

Essa cobra é muito semelhante à cobra-rateira negra, com um corpo negro e queixo branco. No entanto, ela geralmente é menor e tende a ter mais marcas brancas. Os filhotes são brancos ou cinzas com manchas marrons ou pretas. É uma serpente que se irrita facilmente e ataca para se defender, mas causa poucos danos. Assim como outras espécies, ela balança a cauda para imitar cascavéis quando se sente ameaçada. Ela se alimenta de roedores, lagartos, outras cobras, pássaros, ovos, sapos e outros anfíbios.

Cobra-rainha

Essa cobra relativamente pequena cresce entre 30 e 61 centímetros de comprimento e tem um corpo cinza escuro, preto, marrom ou verde-oliva, com uma única faixa branca ou amarelada na parte inferior. Ela tem uma barriga avermelhada com duas fileiras de manchas escuras ao longo de seu corpo. É um animal aquático que se alimenta em grande parte de lagostins, mas também de insetos aquáticos, peixes e girinos. Ela se esconde sob rochas e troncos perto da água e é uma cobra relativamente tímida que vive principalmente na parte leste e centro-oeste dos Estados Unidos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media