×
Loading ...

As espécies de lobos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os lobos são encontrados no mundo inteiro e há diversas espécies, porém, de acordo com a International Wolf Center, existem apenas duas espécies: o lobo-vermelho e o lobo-cinzento. Estas duas espécies básicas são divididas em muitas outras subespécies, que têm a sua própria classificação.

Há diferentes espécies de lobo pelo mundo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Lobo-cinzento norte-americano

Originalmente, o lobo-cinzento norte-americano possui 24 subespécies diferentes que foram agrupadas em cinco subespécies diferentes em 1995. Em 1973, o lobo-cinzento foi listado como uma espécie em extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas de Extinção. Presente em todo o continente norte-americano, o lobo-cinzento diminuiu rapidamente porque era visto como uma ameaça para o gado e para os seres humanos, além das caçadas esportivas ao longo dos séculos 19 e 20. Apesar do nome, o lobo-cinzento pode ser branco, preto ou marrom, dependendo do terreno em que vive. A maioria destes lobos parece maior por causa do pelo longo, mas os machos podem pesar mais de 80 quilos e medir até mais de 80 cm de ombros.

Loading...

Lobo-vermelho

O lobo-vermelho é a variedade mais rara de lobo encontrada no mundo e ainda é considerada uma espécie em extinção. Alguns cientistas acreditam que o lobo-vermelho é uma subespécie do lobo cinzento, de acordo com Cosmosmith. O lobo-vermelho é encontrado no nordeste dos Estados Unidos e no extremo leste do Canadá. Nos últimos 100 anos, o número de lobos-vermelhos perambulando neste terreno tem diminuído ao ponto de serem extintos por causa da destruição de seu habitat e da mistura com coiotes na área. Os lobos-vermelhos pesam apenas entre 18 e 36 quilos, mas geralmente não ultrapassam 40 centímetros na altura dos ombros.

Lobo-etíope

O lobo-etíope é também uma variedade rara de lobo e é encontrado cerca de três quilômetros acima do nível do mar nas regiões montanhosas da Etiópia e da Eritreia. Relatórios recentes mostram que existem apenas 450 adultos nesta região do mundo. Esse lobo parece uma raposa vermelha e os cientistas já o classificaram como uma raposa, mas estudos têm mostrado que ele é descendente do lobo-cinzento. Ele tem um focinho longo e pernas longas, com pelos vermelhos e coloração branca do pescoço até suas partes inferiores. A cauda é geralmente preta. O lobo-etíope só pesa cerca de 20 quilos, para os machos, e 14 quilos, para as fêmeas.

Lobo-europeu

O lobo-europeu é conhecido como o lobo-comum na maioria dos lugares na Europa e na Ásia. O lobo é principalmente de cor marrom e surgiu há aproximadamente 150.000 anos, tornando-se um dos mais antigos tipos de lobo do mundo, além dos lobos encontrados no continente asiático. Nos tempos modernos, o lobo-europeu viveu principalmente na Ásia Central, mas se espalhou por toda a Europa, Rússia, Ásia e estados bálticos. O lobo-europeu é menor do que o lobo-cinzento norte-americano, com os machos pesando entre aproximadamente 30 e 60 quilos.

Lobo-ártico

O lobo do Ártico é branco, cinza ou preto e percorre o Ártico canadense e partes da Groenlândia. É uma das variedades mais comuns de lobos que ainda são encontrados em seu habitat natural porque raramente entram em contato com humanos. Os lobos do Ártico medem entre 90 cm e 1,8 m de comprimento e podem pesar até 80 quilos, dependendo do sexo. Seu tamanho ainda é considerado menor que o do lobo-cinzento. Uma de suas características peculiares são as orelhas pequenas, que mantêm o calor corporal do animal desses ambientes frios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...