Espécies de madeiras macias

Madeiras macias provêm de árvores coníferas

Dick Luria/Photodisc/Getty Images

As madeiras macias vêm de árvores em formato de cones (coníferas). O usos mais comuns desse tipo de árvore são para estruturas de edifícios (quadros e compensados), para fazer móveis, e na forma de celulose para papel. As madeiras macias predominam nos depósitos de madeireiras. Os tipos mais comuns desse tipo de madeira são cedro, abeto, cicuta, pinho, sequoia e espruce.

Cedro

O cedro possui elementos resistentes, o que o torna bastante utilizado como madeira externa de paredes, telhas e cercas. O óleo de cedro repele as traças, por isso essa madeira é utilizada interiormente como forros de armários, roupeiros e baús para impedir que as traças se alimentem das roupas guardadas.

Abeto

O abeto possui elementos pouco resistentes, de modo que seus principais usos são material estruturais de paredes, celulose para papel e camadas de compensado. O abeto também é a espécie mais comum utilizada como árvores de Natal.

Cicuta

A cicuta é pouco utilizada exteriormente. Seu uso principal é como celulose e sua casca é o tipo mais comum de serragem.

Pinho

O pinho é o tipo mais comum de madeira macia atualmente. Seus usos variam de mobiliário a estruturas de madeira, de pisos a tetos e de apainelamento à madeira estrutural. Ele é muito utilizado também em artesanato de madeira. Existem mais de 14 subespécies de pinho.

Sequoia

A sequoia possui bastante resistência a elementos, de forma que é muito utilizada exteriormente em dormentes e treliças. Ela também é resistente ao fogo porque contém pouca resina, o que a torna bastante utilizada como parede nas regiões onde há bastante madeira disponível. As sequoias estão entre as árvores mais altas, e ela é muito forte mesmo sendo leve, o que a torna muito utilizável como viga com capacidade de carga em edifícios grandes.

Espruce

A espruce é uma madeira macia para uso geral em construções. Junto com o pinho e o abeto, é comum como uma madeira estrutural, muito utilizada para recipientes de madeira, como caixas e paletes. Suas fibras são longas, o que faz o papel bastante resistente quando feito a partir de sua polpa. A espruce também aparece em aviões de madeira e em muitos instrumentos musicais.

eHow Brasil
×