Especificações do Bombardier Learjet 45

Escrito por gord kerr | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações do Bombardier Learjet 45
O conforto de seu próprio avião a jato particular (Alberto Incrocci/Photodisc/Getty Images)

Em 1992, a Bombardier lançou o Learjet 45, que é capaz de levar nove passageiros e dois tripulantes. Apesar da Bombardier ser o fabricante, sua produção é um processo internacional — as fábricas da Bombardier Aerospace em Belfast, na Irlanda do Norte, fazem a fuselagem, a De Havilland Canada fabrica as asas e a montagem final e o acabamento e testes de voo são feitos na fábrica de Wichita, Kansas, da Bombardier.

Outras pessoas estão lendo

Motor

Dois motores turbofan Honeywell TFE731-20-AR são montados sobre pilones, na parte traseira da fuselagem, e oferecem empuxo para decolagem de 3.500 lbs (1.587 kgf).

Dimensões

A fuselagem do Learjet 45 possui 17,5 m de comprimento e envergadura de 14,5 m. A área da asa mede 28,9 m², e a altura geral, do solo ao topo da cauda, é de 4,3 m. Internamente, sua cabine mede 6 m, medidos da divisória da cabine de comando até a do compartimento pressurizado. A largura máxima da cabine, na linha central do tubo da fuselagem, é de 1,56 m, e na linha do chão é de 94 cm. A altura total da cabine é de 1,5 m.

Peso

O peso máximo tolerável na rampa é de 9.412 kg, e o peso máximo de decolagem é de 9.298 kg, permitindo um consumo de 114 l de combustível durante a corrida de decolagem e as manobras em terra. O peso máximo de pouso é de 8.709 kg e o peso máximo permissível sem combustível é de 7.257 kg, enquanto o peso máximo permissível de combustível é de 2.749 kg. A carga útil máxima do avião é de 1.045 kg, sendo de apenas 450 kg com o tanque cheio, e o peso máximo de combustível com carga máxima é de 2.154 kg.

Desempenho

O Lear 45, com tanque cheio, e utilizando reservas regulamentares, possui alcance máximo de 2.102 mn (3.892 km), com quatro passageiros e dois tripulantes. Ele é capaz de manter uma velocidade de cruzeiro elevada, de mach 0,81, ou 992 km/h, mas a velocidade típica costuma ser de mach 0,79, ou 967 km/h, e a velocidade para maximizar seu alcance é de mach 0,75, ou 915 km/h. Em pista seca e plana, ao nível do mar e ao peso bruto máximo de decolagem, a aeronave requer uma pista de 1.325 m. A distância requerida para pouso com peso máximo é de 810 m. Seu teto máximo operacional é de 15.500 m (51.000 pés) e, em seu peso máximo de decolagem, ele consegue subir para 43.000 pés (13.000 metros) em 23 minutos e seis segundos.

Considerações

Devido a variações nas opções disponíveis e de um avião para outro na linha de produção, algumas especificações de desempenho e pesos podem variar ligeiramente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível