Especificações do distribuidor do motor Chevrolet 292

Escrito por marlin quintana | Traduzido por thiago andre scarani
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O motor Chevrolet 292 foi fabricado do início da década de 1960 até 1990. No começo, era usado um distribuidor Delco, mas a partir de 1975, ele passou a usar ignição eletrônica. Este motor foi usado em caminhões leves.

Especificações gerais do motor

Este motor recebeu seu nome com base em seu deslocamento em polegadas cúbicas (equivalente a 4.785 cc), e possui seis cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e válvulas no cabeçote. Ele produz cerca de 120 cavalos e 291 Nm de torque.

Especificações do distribuidor

A folga de ponta do distribuidor deve ser de 0,48 mm em um distribuidor novo, e 0,4 mm em um modelo usado. O ângulo do comando deve estar entre 31 e 34 graus, e a ordem dos cilindros é 1-5-3-6-2-4.

Sincronização da ignição

A especificação precisa da sincronização depende do ano do motor. Entre 1965 e 1973, a maioria dos motores usa um ponto adiantado em quatro graus, exceto os modelos de 1969 e 1970 equipados com transmissão manual, os quais usam ponto neutro, ou seja, zero grau. O mesmo se aplica aos veículos de 1968 que possuem transmissão manual e sistema de reator de injeção a ar (Air Injection Reactor, A.I.R.). Os modelos de 1967 com esse sistema devem usar o ponto adiantado em dois graus, e os modelos de 1973 feitos para uso na Califórnia devem ter seu ponto adiantado em oito graus, assim como os modelos de 1974. De 1975 em diante, a ignição é eletrônica, então o ponto não é ajustável.

Velas

Os motores de 1965 usam velas C42N, tipo AC. Os feitos entre 1966 e 1968 usam velas 44N e, em 1969, passou-se a usar velas CR44N. Entre 1970 e 1974, as velas passaram a ser as R44T, e em 1975 passou a ser usado o tipo R44TX. Entre 1976 e 1980, voltou-se para o tipo R44T.

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