Especificações de divisores de cabos

Escrito por frank gates | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações de divisores de cabos
Os divisores podem transformar um cabo em vários (Aerial splitter 4 sockets made of metal isolated on white image by Olga Sapegina from Fotolia.com)

Há muitos tipos diferentes de divisores de cabos disponíveis. Alguns estão projetados para dividir o sinal de cabo dentro da sua casa, enquanto outros dividem os cabos externos, sobre os postes. Um divisor de 2 vias se conecta a um único cabo e, divide o sinal em 2 saídas. Um divisor de 4 vias faz a mesma coisa mas, o sinal é dividido em 4 saídas. Aplicam-se 3 especificações principais a todos estes diferentes tipos de divisores: o tamanho do divisor é o tamanho certo para o cabo de entrada, perda de sinal (a quantidade de sinal que será perdida como resultado da divisão) e frequência (qual é a faixa de frequência ou largura de banda do divisor).

Outras pessoas estão lendo

Especificações físicas

O tipo de divisor mais comum é o divisor de TV a cabo utilizado em casa. Ele se encaixa com cabos coaxiais RG-6 e RG-59 porque, ambos, utilizam conectores em F, que correspondem a estes divisores de TV a cabo domésticos. Os divisores mais comuns são os de 2, 4 e 8 vias. Além disso, há divisores de 16 vias que, são utilizados em desenhos de unidades múltiplas, tais como complexos de condomínios e prédios de apartamentos. No exterior, os divisores de linha de redes de cabo vêm em uma variedade de tamanhos, para combinar os diferentes tamanhos de cabo de linha coaxial, tais como 0,411, 0.500 e 0,750 polegadas de diâmetro. Estes divisores de linha são itens comerciais especiais.

Perda de sinal

O "sinal entrante" ou, sinal proveniente, da rede de cabo para a caixa na sua casa, perde cerca de 3 1/2 dB de potência do sinal quando atravessa um divisor de 2 vias. A força do sinal de cabo e a perda de sinal são medidas em decibéis (dB). Tipicamente, o cabo de entrada de sinal começa em 15dB, no ponto onde ele está ligado ao sistema de cabo e, perde 3dB a cada 30m de cabo coaxial, chegando ao divisor de 2 vias, com os 12dB restantes. No lado da saída deste divisor de 2 vias, mais 3,5dB se perderão, restando 8,5dB. Adicione mais 100m de cabo coaxial para chegar à sua TV e o resultado é menos de 5,5dB de sinal disponíveis para o seu aparelho de TV.

Todas estas medições de sinal devem ser referenciadas para uma largura de banda ou frequência específica. Quanto maior for a frequência, maior será a perda; inversamente, quanto mais baixa for a frequência, menor será a perda no divisor. Um divisor de 4 vias tem a mesma perda que um divisor de 2 vias, que alimenta um segundo divisor de 2 vias - 3,5dB (perda no primeiro divisor), mais 3,5dB de perda no segundo divisor, dando um total de 7dB de perda num divisor de 4 vias. Simplificando, um divisor de 4 vias perde o dobro do que perde um divisor de 2 vias. Um divisor de 8 vias é o equivalente a 3 divisores de 2 vias em série, dando uma perda total de 10,5dB. Um divisor de 16 vias equivale a 4 divisores de 2 vias em série, dando 14dB de perda.

Largura de banda

A largura de banda de qualquer divisor é um resultado dos componentes elétricos e padrões de fabricação utilizados ao fazer o divisor. Divisores de TV a cabo padrão possuem, geralmente, 1GHz de largura de banda, que é, mais que adequado para sistemas de cabo na América do Norte. É importante que o divisor possua uma largura de banda, suficientemente, alta para passar todos os sinais na gama desejada. Se o divisor tiver uma frequência muito baixa - por exemplo, 550MHz, quando a frequência desejada é de 750MHz - os 200MHz superiores serão recortados dentro do divisor e não chegarão à televisão.

Sinais de maior largura de banda perdem mais do que sinais de baixa largura de banda. Por exemplo, 750MHz é a frequência mais elevada de um sistema típico de televisão a cabo e se perdem 3,5dB, em um sinal que atravessa um divisor de 2 vias. O mesmo sinal medido a uma frequência menor, de 550MHz, só perderá 3dB de sinal ao atravessar o mesmo divisor de 2 vias. O que isto significa é que, um divisor com uma perda muito baixa não vai fazer nada de bom se, não deixar passar sinais superiores a 300MHz e se, você estiver trabalhando com um sinal de 750MHz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível