Especificações do eixo traseiro Dana 70

Escrito por john wasinski | Traduzido por eduardo horst maidana
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Especificações do eixo traseiro Dana 70
O Dana 70 é um eixo traseiro que foi usado em muitas picapes e caminhões (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

O Dana 70 é um eixo que foi usado pelas picapes Ford, Dodge e International Harvester e pelos caminhões comerciais Chevrolet Kodiak e GMC TopKick. Ele é encontrado principalmente em caminhões com peso maior do que uma tonelada e pode suportar grandes quantidades de torque.

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Construção

O Dana 70 tem um carcaça nodular de ferro. Seu diâmetro de coroa dentada é de 26,67 cm, e o diâmetro de eixo de pinhão é de 4,45 cm. Ele usa 12 parafusos de coroa e 10 de cobertura. Seu engrenamento máximo é de 7,17 para 1.

Razão de torque

Seu largo diâmetro de engrenagem pode suportar uma grande quantidade de torque, fazendo do Dana 70 um bom eixo para caminhões movidos a diesel. A sua taxa de torque máxima é de 1106 kgf.m para o eixo padrão e de 1216 kgf.m para o Dana 70HD, que é cerca de 30% mais forte do que o eixo GM de 14 parafusos.

Variações HD e U

O Dana 70 também veio em versões pesadas, "heavy-duty" (HD), e leves, "light duty" (U).

Veículos usando o eixo dianteiro Dana 70

As picapes de uma tonelada da Dodge de 1967 a 1992 e as de 3/4 de tonelada de 1969 a 1974 usam o Dana 70 como eixo dianteiro. Algumas picapes International Harvester também o utilizam como eixo dianteiro.

Veículos usando o eixo traseiro Dana 70

O Dana 70 é encontrado em muitas picapes Ford, incluindo o Ford F-259 de 2002 a 2003, o Ford F-350 de 1985 a 2003 e o Ford F-450 de 2000 a 2003. Ele também é o eixo traseiro dos novos caminhões Chevrolet Kodiak e GMC TopKick.

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