Especificações do fluido Chevron DEXRON-VI

Escrito por brianna byrne | Traduzido por thiago andre scarani
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Especificações do fluido Chevron DEXRON-VI
O DEXRON-VI ajuda a cuidar das transmissões GM bem usadas (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)

Para manter a saúde da transmissão de seu veículo, é importante trocar e completar o fluido nos intervalos recomendados. A Chevron formulou um fluido sintético de alta pureza chamado DEXRON-VI para os veículos da General Motors equipados com transmissão automática fabricados a partir de 2006. Esse fluído possui especificações, características, benefícios e aplicações bem específicos.

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Especificações de testes

Apesar de haver variações leves durante o processo de fabricação, a Chevron fornece algumas especificações provenientes de testes que devem ser semelhantes em todas as amostras de DEXRON-VI. O número de registro da ficha de dados de segurança do material nos Estados Unidos (Materials Data Safety Sheet, MSDS) é 16357. A gravidade API (American Petroleum Institute, Instituto Americano de Petróleo) é de 35,8, o índice de viscosidade de 153, o ponto de fulgor de 206,1ºC e o ponto de fluidez de -53,8ºC. O DEXRON-VI possui cor vermelha.

Características

Feito a partir de insumos básicos de alta pureza, este fluido possui o dobro da durabilidade e da estabilidade dos fluidos DEXRON-III. A Chevron desenvolveu o DEXRON-VI para que permita trocas de marcha suaves, para proteger a transmissão de desgaste e corrosão e para resistir a oxidação e o desgaste químico. Outras características são seu funcionamento em uma vasta gama de temperaturas e sua alta resistência à formação de espuma.

Benefícios

Por ser um fluido aprovado e oficial da General Motors, o uso do DEXRON-VI ajuda a estender a garantia do veículo, caso haja. Além disso, como ele foi feito especificamente para veículos GM, ajuda a garantir uma operação suave dessas transmissões e a aumentar o intervalo de dreno do fluido, podendo chegar a até 160.000 km.

Aplicações

A Chevron também fez o DEXRON-VI para que seja retrocompatível, ou seja, as transmissões feitas para usar os fluidos DEXRON-II e DEXRON-III também podem usá-lo. A Chevron avisa, porém, que este fluido não deve ser usado em transmissões que utilizam tipos diferentes de fluidos, como Allison C-4, ATF+3, ATF+4 ou MERCON.

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