Informações técnicas sobre a Yamaha XT 600

A XT600 e a XT600E apresentam um motor monocilíndrico de 595cc e pneus de uso duplo

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

A Yamaha XT600 é derivada da Yamaha XT550, produzida de 1978 a 1984. A XT600 começou sua produção em 1984, seguindo com a XT600E, em 1999, para o ano modelo 2000. Os dois modelos XT600 são robustos, para estrada, e adaptam-se bem à condução urbana. A XT600 e a XT600E apresentam um motor monocilíndrico de 595cc e pneus de uso duplo. A XT600 e a XT600E competem com a Honda XR600R e NX650 Dominator e com a Suzuki DR650.

Potência

A Yamaha XT600 de 1986 e a XT600E de 1999 possuem como caraterística motores de 595cc (36,3"³) um motor de cilindro quatro tempos com um diâmetro de 9 cm e tempos de 8,5 cm. Ambos são modelos de cinco velocidades, refrigerados a ar, com uma taxa de compressão de 8,5:1. A XT600 gera 44 cavalos de potência e 50 libras de torque. O torque nominal é a força de torção gerada dentro do motor, para obter aceleração. A única diferença entre os dois modelos, de acordo com o site www.bikez.com, é que a XT600E oferece mais cavalos de potência.

Tamanho

A XT600E supera os 178 kg da XT600, com 154 kg. Os modelos XT600E e XT600 possuem rodas dianteiras de 21", mas a roda traseira da XT600E mede 1" de diâmetro a menos do que as 18" da XT600. A trave da suspensão dianteira para os modelos é de 8,9", na frente, e 8,7", na parte traseira. Cada uma tem dimensões semelhantes na distância entre os eixos, que são de 1,45 m e uma altura de assento de 85 cm. A capacidade do tanque de combustível é de 11 L.

Poder de frenagem

O modelo XT600 apresenta um único disco de freio dianteiro e freios de tambor, traseiro, enquanto a XT600E de 1999 é equipada com um único disco de freio, que mede 28 cm de diâmetro na parte dianteira e 22 cm, na traseira. A Yamaha não divulgou informações específicas sobre o freio da XT600, de 1986.

Performance

A velocidade máxima da XT600 é de 145 km/h e a XT600E foi testada com uma velocidade máxima de 152 km/h. Alguns testes registraram velocidades para os dois modelos de até 160 km/h. A XT600 conseguiu ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A XT600E foi mais lenta, indo de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos.

XT600 Ténéré

Em contraste com a XT600 e a XT600E, temos a Yamaha XT600 Ténéré, também identificada como XT600Z, com o código 1VJ. Para o modelo especial XT600 Ténéré de 1986, as dimensões e as especificações gerais são as mesmas da XT600 e da XT600E. A Ténéré apresenta o motor monocilíndrico de 595cc., mas a Yamaha alterou o motor, modificando os carburadores, ampliando as válvulas e adicionando uma nova caixa de filtro de ar, para aumentar a potência para 46. O modelo XT600 Ténéré padrão gerava apenas 40 cavalos de potência, mas sua velocidade máxima era de tirar o fôlego: 160 km/h. O peso da XT600 Ténéré, no entanto, era quase idêntico ao da XT600E, 174 kg.

eHow Brasil
×