Especificações do motor 1.8T da Volkswagen

Escrito por richard rowe | Traduzido por mariana de mello andré scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações do motor 1.8T da Volkswagen
O motor VW 1.8T ficou famoso por sua alta potência (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não é um exagero falar que o VW 1.8T foi para os motores turbinados de quatro cilindros o equivalente ao Chevrolet de bloco pequeno para os motores V8. Formalmente conhecido como "1.8 R4 20VT" e conhecido informalmente como 1.8T, este pequeno, mas potente, motor foi lançado em 1993 e rapidamente obteve uma reputação de altos níveis de potência em sua forma original, e ainda mais após modificações. Fora da Europa, o único motor que consegue realmente competir no mercado de motores turbinados de quatro cilindros é o 4G63 da Mitsubishi.

Outras pessoas estão lendo

Aplicações

Este motor 1.8T foi usado em praticamente todos os modelos de quatro cilindros da VW e da Audi, de 1993 até os dias de hoje. Foi usado, por exemplo, no VW Polo GTI, Golf MkIV, Bora, Jetta, New Beetle S, Passat B5 e no Sagitar. Como a Audi é a marca de luxo da VW, o motor também foi usado em seus veículos, como o A3, A4, A6 e o TT Quattro Sport. Este motor também foi usado pela espanhola SEAT (no Leon Mk1, Cupra R e Toledo) e na Skoda, em seu modelo limitado Octavia vRS.

Especificações básicas

O 1.8T possui bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, comando de válvulas duplo no cabeçote e cinco válvulas por cilindro. O deslocamento real de 1.781 cilindradas é obtido através de diâmetro de pistão de 81 mm e curso de 86 mm. Parte da força inerente a este motor vem através de um virabrequim de aço forjado, eixos conectores divididos e forjados e pistões forjados Mahle (em algumas aplicações).

Variações

Existem diversas configurações diferentes deste motor desde que ele foi lançado, com potências que variam de 150 cv a 5.800 rpm (na maioria dos Polos, Golfs, Beetles e Passats) a 236 cv a 5.700 rpm, nos Audi TT Quattro Sports. Uma variante comumente encontrada no Brasil é a versão de 180 cv, encontrada nas versões de topo de linha de Golf e A3.

Indução

Além de seu cabeçote de admissão de ar incrivelmente alta, a principal arma secreta do 1.8T é seu sistema de indução e turbina. Todos os motores 1.8T vêm de fábrica com um turbocompressor da VW, que é, de certa forma, equivalente ao Garrett T30. Esta turbina alimenta um dos poucos coletores de escape realmente variáveis do mercado. Em rotações baixas, o ar passa através de uma série de tubos longos e finos, para melhorar o torque em baixas rotações e a dirigibilidade. Em altas rotações, uma aba se abre e conecta a grande cavidade aberta do coletor (pleno) diretamente à cabeço do cilindro, sem passar pelos tubos e aumentando a potência em altos regimes.

Versões para corrida e especiais

A Volkswagen desenvolveu uma série de versões de corrida para aproveitar ao máximo a força e durabilidade deste motor. As versões feitas para a série de corridas de rodas expostas Fórmula Palmer Audi desenvolvem 300 cv de potência, usando uma turbina Garrett T34, que possui uma função de sobrepressão, permitindo que o piloto aumente a potência para até 360 cv, por curtos períodos de tempo. A VW também fabrica uma versão especializada para a Fórmula 2 da FIA (a categoria logo abaixo da Fórmula 1) que produz 425 cv contínuos, com uma sobrepressão que adiciona mais 55 cv.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível