Especificações padrão de estrias envolventes

Escrito por tamara wilhite | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações padrão de estrias envolventes
Apesar de pequena, estrias são fundamentais para o funcionamento correto da engrenagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Estrias são os dentes que vão do lado de fora de uma engrenagem, permitindo-lhe encontrar ou cruzar com outras. Elas podem ser suaves e arredondadas ou agudas e angular. As estrias evolventes são concebidas com base numa curva espiral, criando um dente de engrenagem suavemente arredondada. O "Design of Machine Elements 3E" por VB Bhandari diz que "estrias envolventes são mais populares do que as ranhuras retas devido à maior força em relação ao seu tamanho." As estrias envolventes são capazes de receber mais stress e pressão antes que os dentes da engrenagem parem.

Outras pessoas estão lendo

Padrões de engenharia

O perfil de curvamento de uma ranhura envolvente é semelhante a um dente de engrenagem, exceto pelo arredondado, para um acasalamento mais suave durante a rotação. A largura de ranhura é cerca de metade da profundidade de uma ranhura. De acordo com o "Machine Design" por U. C. Jindal," o formato padrão de uma ranhura possui um ângulo de 20 graus de pressão". As ranhuras padrão podem ter seis a 50 dentes." A sua ponta é arredondada em vez de um ponto encontrado em uma engrenagem de dente reto ou cara lisa como encontra-se em uma engrenagem helicoidal de cremalheira.

Projeto padrão

“Mechanical Design of Machine Elements and Machines” por Jack Collins, Busby de Henry e George Staab afirma "para ranhuras envolventes com torção padrão , o valor de K (tensão) parece ser aproximadamente 2.8." Este é mais baixo do que a tensão gerada quando há o encontro de dentes de engrenagens angulares. Como o ângulo da pressão diminui, ha um aumento na profundidade do dente na engrenagem.

Padrões de projetos americanos

Os requisitos de ranhuras são definidos pelas normas do American National Standards Institute B92.1 e B92.M. B92.1 ANSI e definem como inspecionar ranhuras desgastadas. Esta norma é compartilhada pela sociedade de engenheiros automotivos. Os requisitos de engrenagem são definidos pela sociedade americana de engenheiros mecânicos padrão Y14.7. Ele define os padrões para dentes retos, helicoidais e desenhos de engrenagem de cremalheira. A ASME Y14.7.2 define como desenhar engrenagens de ranhuras como bisel e engrenagens hipóides. As normas ASME exigem pelo menos seis dentes na engrenagem. Os padrões de ASME recomendam um ângulo de pressão de 30 graus e um dente de corte curto.

Padrões de projetos internacionais

A Deutsches Institut für Normung, com sede na Alemanha, emite normas que se tornaram um padrão europeu. A norma DIN 5480-15 dá fórmulas sobre como criar, orientar e inspecionar ranhuras envolventes. Ao contrário dos padrões americanos, o padrão do ruído é métrica. A organização internacional de normalização emitiu a norma ISO 10230. Ela define as dimensões de acasalamento para o cubo estriado e as engrenagens da roda dentada, incluindo ranhuras envolventes. Estas dimensões de acasalamento definem como as engrenagens com dentes vão se encontrar ou encostar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível