×
Loading ...

O que é a especulação monetária?

A especulação monetária representa a compra e venda de moedas para fins lucrativos sobre as mudanças nas taxas de câmbio. A especulação em divisas é mais frequentemente referida como troca de moeda. Com mais de R$ 4 trilhões em moedas de troca diariamente, as moedas representam o maior e mais líquido mercado especulativo no mundo.

Os líderes dos bancos centrais, por vezes, intervêm quando a especulação monetária aumenta ou diminui significativamente (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

Mercado monetário

O mercado monetário serviu durante muito tempo a uma função importante no negócio global, fornecendo às empresas uma maneira de trocar recursos em uma moeda de fundos em outro. A evolução da internet, no final do século 20 e início do século 21, impulsionou o crescimento de corretores online. Isso deu aos investidores regulares uma maneira fácil e eficaz de especulação monetária para o lucro, com base nas mudanças em curso nos preços.

Loading...

Comércio

A grande maioria das especulações monetárias é feita por comerciantes que não têm outra finalidade para a compra e venda de moedas do que lucrar com as mudanças de preço. O mercado monetário é único porque opera por meio de um mercado global, com as principais bolsas de todo o mundo conectadas através de um interbancário global. Com 24 horas de flutuação do preço, do meio-dia de domingo ao meio-dia de sexta-feira, os comerciantes monetários têm um grande acesso às oportunidades de comércio e perpétuas para ganhar sobre os comércios ganhadores.

Moedas

A especulação monetária também é única em relação a outras formas importantes de investimento, porque os comerciantes tipicamente compram ou vendem uma moeda em relação a outra. Os pares de moedas fornecem o formato comum para os comércios. Por exemplo, um comerciante que acredita que o dólar dos EUA aumentará em valor em relação ao iene japonês compraria lotes do par USD/JPY, o que denota a relação dólar-iene. Com esse mesmo par, a venda a descoberto ou desse par indica que o comerciante acredita que o dólar cairá em valor relativo ao iene.

Efeitos da especulação

Alguns líderes bancários criticaram a influência da troca de moeda sobre os preços. Ainda que a especulação seja tipicamente conduzida por efeitos econômicos, globais e de mercado, a ação do preço, às vezes, é volátil, e ajustes significativos no valor da moeda podem ocorrer rapidamente. Isso pode sobrecarregar operadores globais, especialmente os importadores e exportadores, que veem mudanças bruscas nos preços de importação e exportação, quando os valores das moedas relevantes sofrem flutuações.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...