Tempo de espera para sacar um valor depositado em um caixa eletrônico

Escrito por lanae carr | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tempo de espera para sacar um valor depositado em um caixa eletrônico
A tecnologia dos terminais de depósito variam entre os bancos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Terminais bancários automáticos são uma opção comum para muitas grandes instituições financeiras. Geralmente, as ordens de cheques e dinheiro podem ser inseridas em qualquer terminal que possua a capacidade de receber depósito e que seja do seu banco. O período de tempo que leva para que o dinheiro entre em sua conta varia de acordo com a política do banco. O tipo e o montante do depósito, bem como a hora do dia, são determinantes para saber se o dinheiro ficará disponível imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Após horas

A hora do dia em que você faz um depósito de cheque no terminal do seu banco geralmente afeta em quanto tempo o seu dinheiro estará disponível. Há alguns anos, um depósito feito em um caixa de banco tinha que ser feito antes de um certo horário nos dias úteis para que os seus fundos pudessem estar disponíveis no mesmo dia. No entanto, os bancos com tecnologia mais avançada podem aceitar e verificar cheques mais rapidamente. Fazer um depósito no início de um dia útil, no entanto, aumenta suas chances de ter acesso ao seu dinheiro assim que você fizer um depósito. Os depósitos feitos à noite ou nos finais de semana geralmente não ficam disponíveis para retirada imediata.

Envelopes de depósito

Nem todos os terminais de banco aceitam depósitos da mesma forma. Por exemplo, alguns caixas eletrônicos permitem que você insira um cheque no caixa eletrônico sem a utilização de um comprovante de depósito ou envelope. Quando você depositar o cheque no caixa eletrônico, a máquina lê e verifica as informações, incluindo o valor do cheque e o emitente.

Caso o seu terminal requisite um envelope e um comprovante de depósito para depositar fundos, isso significa que o cheque não é processado até que um funcionário do banco fisicamente verifique o cheque, o que pode durar até 24 horas. Com um cheque depositado sem um envelope, o dinheiro pode estar disponível de imediato, dependendo do tipo de conta e de seu saldo médio diário.

Quando o banco retém o depósito

O banco pode reter um depósito por várias razões. Depositar um cheque de valor muito maior do que o saldo médio diário ou um emitente com questões de fraude conhecidas, podem levar a uma retenção sobre o cheque depositado. Não há diferença em depositar o cheque em um caixa eletrônico. Caixas eletrônicos com a tecnologia para ler e processar o seu cheque também podem determinar uma retenção. Para a grande parte dos depósitos em cheque, os fundos não são disponibilizados imediatamente para evitar fraudes nos terminais. Em vez disso, apenas uma porção do seu depósito pode estar disponível, mesmo se uma retenção formal não for colocada no cheque.

Se uma retenção é colocada sobre o cheque, nenhum dinheiro pode ser retirado do terminal até que a verificação seja oficialmente resolvida, o que tipicamente varia entre dois e cinco dias úteis.

Alternativa

Desconte seu cheque para evitar o incômodo de não dispor de recursos necessários disponíveis em um caixa eletrônico. Se você precisa de fundos imediatamente disponíveis em sua conta para cobrir um pagamento, a melhor opção é descontar o cheque em sua agência bancária e depositá-lo em um caixa. Os bancos não retém os valores depositados em dinheiro na sua conta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível