Mais
×

O que esperar do batimento cardíaco do bebê durante a gravidez

Atualizado em 13 junho, 2017

O batimento cardíaco normal de um feto normalmente irá variar entre 110 e 160 batimentos por minutos (bpm), muito maior do que o ritmo normal de um adulto (entre 60 a 100 bpm). Não é possível ouvir o batimento cardíaco do bebê sem o uso de equipamentos de monitoramento.

Um feto com batimento cardíaco forte pode tranquilizar a mãe (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Mudanças de velocidade

A velocidade do batimento cardíaco muda a medida que o bebê se desenvolve, começando próxima do ritmo normal da mãe e então acelerando até um pico de 175 bpm em nove semanas de gestação. Depois disso o ritmo reduz até alcançar o índice normal para um feto.

Medindo o batimento cardíaco

Na maioria das consultas pré-natal o médico irá utilizar ou um Doppler fetal ou um sistema de monitoramento eletrônico para medir o batimento cardíaco de um feto dentro do útero. O monitoramento será mais extensivo no último trimestre e durante o parto.

Detectando problemas

Um batimento cardíaco fetal com mudanças repentinas, mais acelerado ou mais lento que o normal pode ser indicativo de problemas. Se o batimento irregular ocorrer durante o parto o médico poderá dar medicações, oxigênio ou fluídos, ou em alguns casos até recomendar uma cesariana emergencial.

Mitos

Algumas pessoas acreditam que você pode utilizar o ritmo cardíaco de um feto para prever o sexo da criança, mas isso é comprovadamente falso.

Perigos

Um artigo publicado no British Medical Journal (Jornal Médico Britânico, em tradução livre) de Novembro de 2009 aconselha não utilizar equipamentos domésticos para monitorar o batimento cardíaco de um feto, pois isso pode levar a um falso senso de segurança quando as coisas começam a dar errado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article