O que esperar da gravidez de um dachshund?

Escrito por jennie dalcour | Traduzido por aline fernandes
O que esperar da gravidez de um dachshund?
Dachshunds grávidas precisam de nutrição extra para desenvolver filhotes saudáveis (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Os dachshunds são populares por seus corpos longos, suas pernas curtas e suas disposições leais. Uma fêmea grávida precisa de cuidados extras durante o seu período de gestação de 63 a 65 dias, para ter um ambiente de crescimento ideal para produzir filhotes saudáveis. Com a atenção e o cuidado veterinário apropriados, a maioria das dachshunds passa pela gravidez com poucas complicações.

Sinais de gravidez

Alguns dias após do acasalamento, as dachshunds podem começar a demonstrar sinais de gravidez. O primeiro sinal perceptível no exterior são mamilos dilatados. A fêmea grávida pode também começar a comer mais, mas raramente ocorre aumento de peso durante o início da gravidez. Mesmo com esses sinais iniciais, os criadores e os donos de dachshunds devem levar sua cadela ao veterinário para diagnosticar a gravidez oficialmente. As dachshunds de vez em quando passam por uma falsa gravidez, fazendo com que a cadela exiba glândulas mamárias inchadas, aumento de peso e, às vezes, até mesmo enjoo matinal. Os veterinários podem diagnosticar a gravidez definitivamente por meio de um exame de sangue.

Metade da gravidez

Cerca de um mês após o acasalamento, a cadela terá um corrimento vaginal incolor que só ocorre durante a gravidez. Após aproximadamente seis semanas, as exigências nutricionais aumentarão. Os donos devem dar às dachshunds grávidas cerca de 50% a mais de comida do que antes da concepção. Elas precisam de comida de qualidade que seja rica em proteína. Durante a metade da gravidez, o abdômen da cadela pode crescer, mas é provável que haja muito pouco aumento de peso. Somente dachshunds carregando uma ninhada grande ganharão peso cedo.

Os últimos dias da gravidez

Durante a última semana da gravidez, a maior parte dos dachshunds começam a ganhar peso rapidamente. Suas barrigas inchadas podem fazer com que fiquem menos ativos. Os dachshunds que carregam uma ninhada grande podem dar à luz seus filhotes mais cedo do que o período de gestação normal. O veterinário pode marcar um raio X aos 60 dias para determinar a quantidade de fetos que o animal está carregando. Os donos devem vigiar suas cadelas durante a última semana da gravidez para ficar atentos aos sinais iminentes do trabalho de parto. As dachshunds demonstram um interesse reduzido pela comida cerca de 24 horas antes de parir. A falta de apetite sinaliza ao dono para se preparar para o parto.

Parto

Alguns criadores e donos verificam a temperatura de seu dachshund para monitorar o início do parto. Muitos, porém não todos, dachshunds vivenciam uma queda de temperatura de quase 1 ºC, da temperatura normal de 38,3 ºC a 39,1 ºC algumas horas antes de o parto começar. A dachshund terá algumas contrações e poderá lamber sua vulva repetidamente durante as horas antes do parto. Os donos também podem observar a bolsa amniótica cinza na qual os filhotes estão, conforme esta aparece na vulva. A cadela pode morder a bolsa para tentar estourá-la. Depois que a bolsa estoura, o parto geralmente ocorre dentro de uma hora. O primeiro filhote é o mais difícil de dar à luz e pode fazer com que a cadela gema e faça força para expeli-lo. Os donos devem ligar para seu veterinário a cada 15 minutos para informá-lo sobre o progresso da mãe e dos filhotes.