×
Loading ...

Que espessura de compensado usar em paredes externas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os profissionais de construção se referem ao compensado em paredes externas como cisalhamento; ele fortalece a estrutura da parede e fornece uma superfície de instalação para diversos tipos de revestimentos laterais. Enquanto os códigos de construção civil detêm a palavra final sobre a espessura do cisalhamento, um entendimento dos materiais comuns ao cisalhamento de compensado e métodos de instalação preparam você para estimar a exigência de materiais ou discutir seu projeto com os empreiteiros.

Na maioria dos lares, o cisalhamento cobre as paredes externas desde a fundação até o telhado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sobre o cisalhamento

O cisalhamento de paredes de compensado forma um revestimento sobre as armações de madeira da parede externa, incluindo vigas, placas de topo e de baixo, cabeceiras de janelas e portas. Essa camada de compensado cria uma superfície de instalação para receber pregos e materiais de revestimento de paredes externas. Em muitas aplicações, o revestimento é um componente prendedor estrutural essencial. O cisalhamento se prende aos membros da armação da parede, deixando-a mais rígida e eliminando a necessidade de presilhas metálicas ou de madeira. O cisalhamento ainda fornece um apoio para materiais de isolamento e fecha lacunas que podem permitir que o ar entre no interior da sua casa.

Loading...

Espessura de cisalhamento

A espessura mínima para seu projeto, no fim das contas depende do design da sua casa e dos códigos locais de construção. No geral, a espessura varia de acordo com o espaçamento entre as vigas. Uma espessura de 1,5 cm normalmente é o mínimo para vigas que possuem uma distância de até 40 cm entre si e uma de 1 cm é mais usada em distâncias de 60 cm. Alguns projetos exigem que o cisalhamento tenha até 2 cm de espessura; cheque com algum engenheiro para saber as exigências de espessura.

Padrão para pregar o cisalhamento

Os padrões para pregar o cisalhamento normalmente variam de acordo com as condições específicas do projeto. Por exemplo, áreas onde as paredes precisam resistir a terremotos ou a ventos fortes precisam de mais pregos que áreas com condições normais. Para descobrir se a sua área possui exigências especiais para a aplicação de pregos, pergunte às autoridades competentes sobre os parâmetros para a aplicação de pregos em construções residenciais. Para a maioria dos projetos, o cisalhamento requer pregos a 15 cm do centro ao redor do perímetro e a cada 30 cm ao longo do centro.

Alternativas para o cisalhamento do compensado

O compensado é uma das muitas opções para cisalhar paredes externas. A alternativa mais comum para o compensado é a OSB (tábua de fibras orientadas). Muitos materiais de cisalhamento não possuem produtos de madeira, como as variações em gesso e os painéis de espuma. Essas alternativas nem sempre são tão fortes quanto os produtos em madeira, mas, às vezes, eles fornecem um alto valor de isolamento. Deve-se checar com o órgão público responsável por construções residenciais para determinar quais materiais são aceitáveis em sua área.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...