O que é uma espícula óssea?

A regeneração óssea envolve a formação de espículas ósseas

X-ray of a broken leg bone image by alma_sacra from Fotolia.com

Espícula óssea é um termo encontrado na osteologia e na cirurgia dentária e também na oftalmologia. É mais comumente utilizado para definir a matriz óssea na formação de um novo osso, mas é também usado para descrever uma complicação em cirurgia dentária e um sintoma de uma doença oftalmológica.

Formação

A formação de um novo osso começa com o desenvolvimento de uma matriz óssea constituída de espículas ósseas. Essas espículas são compostas de redes de fibras finas com depósitos calcificados entrelaçados. As fibras se calcificam, envolvem alguns osteoblastos (células que sintetizam ossos) e começam a formar novas espículas ósseas. Isso logo compõe uma rede sobre a qual mais camadas de osso são depositados, dando origem ao osso finalizado.

Espículas ósseas dentárias

Durante extrações dentais, pequenas lascas de osso podem ficar para trás. Estas são chamadas de espículas ósseas e, às vezes, o organismo as expulsa. No entanto, elas podem ser extremamente dolorosas e exigir atenção médica.

Retinose pigmentar

A retinose pigmentar é uma doença degenerativa da retina que geralmente resulta em perda da visão. Um dos sintomas dessa condição hereditária é o aparecimento de manchas escuras em forma de espículas ósseas no epitélio pigmentado da retina. Isso é chamado de pigmentação em espículas ósseas.

eHow Brasil
×