×
Loading ...

Espirros e secreção ocular em gatos

Atualizado em 23 março, 2017

Não é incomum os gatos desenvolverem sintomas que parecem com resfriado ou alergias humanas. No entanto, eles estão sofrendo com um vírus específico para os felinos, a doença do complexo respiratório superior felino (ou rinotraqueíte) pode se manifestar com uma variedade de sintomas, incluindo espirros e secreção nos olhos. Prestar atenção no seu animal de estimação e procurar um veterinário podem ajudar a determinar e tratar a doença primária que esteja afetando-o.

Espirros e secreção nos olhos podem ser sintomas de um vírus que afeta o trato respiratório superior de gatos (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Herpesvírus felino

O herpesvírus felino, ou FHV-1, é a causa de 80% a 90% dos casos de problemas respiratórios superiores em gatos, de acordo com o site de Foster e Smith para donos de animais, o www.peteducation.com. Embora partilhe o mesmo nome, o herpes felino não é o mesmo que o vírus herpes em seres humanos. O FHV-1 não é sexualmente transmissível e pode afetar qualquer gato que entre em contato com as secreções de outro infectado durante um surto. De modo geral, ele infecta animais jovens e pode permanecer latente por anos. Os sintomas, muitas vezes, reaparecem quando o gato se infecta com o vírus da leucemia felina ou da imunodeficiência felina e também quando está estressado ou tomando corticosteroides. O FHV-1 é também a causa número um de conjuntivite felina e faz com que haja corrimento claro ou turvo em um ou ambos os olhos. As úlceras de córnea também são comuns nos bichos com herpes felino e podem ser muito dolorosas para o seu animal de estimação.

Loading...

FCV

FCV significa calicivírus felino e os sintomas variam de espirros e corrimento do nariz à letargia e perda de apetite, de acordo com vetinfo.com. Como o vírus do herpes felino, o FCV é transmitido quando um gato entra em contato com as secreções dos olhos, boca ou nariz de outro gato infectado.

Bordetella bronchisceptica

A Bordetella bronchisceptica ocasiona uma doença transmissível mais comum para os cães, mas que também pode causar problemas respiratórios em gatos. Ela é facilmente transmitida de um gato para outro através de espirros ou tosse, e um cão infectado também pode passar para um felino. Os sintomas incluem espirros, corrimento ocular e nasal.

Chlamydophila felis

A Chlamydophila felis é uma bactéria que pode causar infecções oculares em gatos. É comumente encontrada em abrigos ou canis, mas também causa menos problemas para os proprietários do que os vírus do trato respiratório superior. A doença é transmitida a partir das secreções oculares de um gato infectado. Os sintomas incluem um corrimento aquoso nos olhos que pode se tornar um muco espesso.

Tratamento

O veterinário pode prescrever um agente antiviral ou antibiótico, se o gato não ficar melhor por conta própria depois de um dia ou dois, ou se os sintomas persistirem por mais de alguns dias. Contacte o veterinário imediatamente se o animal parece estar com dor ou se a secreção dos olhos ficar verde ou com pus.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...