Esportes e jogos na Grécia antiga

Escrito por amanda hermes | Traduzido por raissa oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Esportes e jogos na Grécia antiga
Corridas eram um dos eventos dos antigos Jogos Olímpicos gregos (running on sports-ground image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Todos os atletas sonham em um dia ganhar uma medalha olímpica. Concorrentes em esportes, que vão desde esgrima ao nado sincronizado, treinam durante anos para atingir a honra de representar o seu país nos Jogos. Os antigos gregos começaram a realizar competições esportivas como os Jogos Olímpicos já em 776 aC, mas eram muito diferentes dos jogos de hoje. Havia apenas um punhado de diferentes eventos e apenas os homens livres estavam autorizados a participar.

Outras pessoas estão lendo

Competições antigas

De acordo com o "Ancient Greek Games" (Jogos da Grécia Antiga), artigo de Karen Carr em "Kidipede," os gregos acreditavam que seus deuses favoreciam homens e meninos saudáveis, graciosos e fortes, então incentivavam os exercícios e uma alimentação saudável. Competições esportivas, como os Jogos Olímpicos, eram comuns. O festival de Olímpia não era o único grande evento atlético. Jogos similares eram realizados em toda a Grécia, incluindo os Jogos Pan-helênicos, que reuniam várias cidades-estado da região.

Religião e esportes

A religião desempenhava um papel importante nessas competições. Acreditava-se que a vitória era um sinal do favor dos deuses. Alguns acreditavam que os vencedores eram pré-determinado pelos deuses. Festivais atléticos incluiam um dia inteiro de sacrifícios às divindades. Quem fosse desonesto era banido dos esportes para sempre, pois acreditava-se que eles tinham insultado os deuses.

Atletas

Jovens de famílias abastadas treinavam bastante para essas competições para que pudessem representar sua cidade. De acordo com o "Olympic Museum" (Museu Olímpico), o treinamento atlético fazia parte do programa de educação geral, que acontecia em um ginásio ou palaestra. Os atletas competiam sem roupa e muitas vezes passavam óleo em seus corpos para mostrar sua aptidão física.

Esportes olímpicos originais

De acordo com o "Olympic Museum", as competições esportivas duravam cinco dias e incluíam apenas provas individuais, sem esportes de equipe. Os atletas competiam em eventos como corrida, salto em distância, lançamento de dardo e disco. Havia também eventos equestres como corridas de bigas e cavalgadas. Um dia incluía esportes de combate, como boxe e wrestling.

Esportes coletivos

Também era comum que os meninos gregos mais jovens praticassem esportes coletivos semelhantes aos modernos hóquei e futebol. Somente os meninos podiam participar e assistir a esses jogos, porque geralmente ficava-se nu para jogar. De acordo com Carr, vários exemplos de cerâmica grega também retratam meninas brincando com bolas, mas elas não eram autorizadas em competições como os Jogos Olímpicos.

Outros jogos

Jogos não-esportivos, como dados, bola de gude e damas, também eram comuns na Grécia antiga, de acordo com Carr. Um vaso grego em exposição no Vaticano retrata Aquiles e Ajax jogando damas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível