Mais
×

Como fazer espuma EPS

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A espuma EPS é um material altamente durável que é usado em uma grande quantidade de produtos de consumo. EPS é uma sigla para Poliestireno Expansível (em inglês, Expandable Polystyrene). Este composto de espuma em expansão é um excelente material isolante. Ele é usado em geladeiras, refrigeradores, capacetes e muitos outros produtos que são usados ​​todos os dias. O grande número de usos para a espuma EPS cria uma alta demanda que torna este um negócio muito rentável para se fazer parte. Se você tem local para fabricação, é inteiramente possível fazer sozinho produtos de espuma EPS.

Instruções

Espuma de poliestireno

    Como fazer espuma EPS

  1. Umedeça os grânulos de resina de poliestireno com o agente de expansão. Ao fazer espuma EPS, o gás pentano (C5H12) é normalmente usado como um agente de expansão. Uma pequena quantidade de gás pentano é injetada na resina em um processo conhecido como "polimerização".

  2. Inicie o processo de pré-expansão. Após os grânulos de resina terem sido impregnados, coloque-os no vaporizador e utilize o vapor para aquecê-los. O calor provocará uma reação com os grânulos e o agente de expansão e fará com que os grânulos de poliestireno se expandam em até 50 vezes o tamanho original. Nesta fase, você tem uma grande quantidade de grânulos de espuma individuais que estão prontos para serem moldados.

  3. Decida qual método de moldagem você utilizará na espuma EPS. Há duas opções para o padrão de moldagem. O primeiro método consiste em utilizar um "molde" da máquina. Este método irá moldar a espuma no tamanho exato e da forma do produto que está sendo desenvolvido. A segunda opção é usar uma "moldagem de bloco" da máquina. A moldagem de bloco cria grandes blocos ou até mesmo folhas de espuma EPS, que podem ser cortadas do tamanho e do formato que o cliente deseja. É importante decidir qual método se aplica à espuma EPS que você irá fazer, de modo que você possa escolher uma máquina com o molde adequado.

  4. Despeje os grânulos de EPS no molde e conclua um segundo aquecimento. A segunda vez que os grânulos forem aquecidos com vapor, eles irão crescer dentro do molde e ficarão pressionados em um pedaço sólido de espuma. É este processo de aquecimento do molde que os transforma de grãos individuais em uma folha de espuma EPS.

  5. Remova o produto de espuma EPS do molde e deixe-o esfriar. O tempo de resfriamento dependerá do tamanho da espuma. Deixe que a espuma se assente e esfrie até atingir a temperatura ambiente. Inspecione o molde para verificar se há rachaduras ou danos antes de aprová-lo para uso.

O que você precisa

  • Grânulos de resina de poliestireno
  • Gás pentano
  • Vaporizador de espuma
  • Moldes de espuma
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article