Mais
×

Como usar espuma de isolamento acústico em um estúdio de gravação

Na realidade, é errôneo dizer que o isolamento acústico é exigido para um estúdio de gravação. O isolamento simplesmente evita que sons internos vazem e que sons externos entrem no espaço confinado. Se você está tentando melhorar a acústica de um estúdio de gravação, o que você precisa mesmo é de materiais de absorção de som, que incluem painéis acústicos, espuma de isolamento acústico e mantas acústicas.

Instruções

As mantas acústicas diminuem o eco (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

    Como usar a espuma de isolamento acústico em um estúdio de gravação

  1. Saiba a diferença entre isolamento acústico e absorção acústica. O isolamento acústico é, na realidade, o ato de impedir que o som entre ou saia do local. Para um estúdio, é desejável melhorar o som que já está dentro do prédio. Isso é conhecido como absorção acústica, ou também melhoramento acústico. A absorção de som funciona controlando o eco e a reverberação do local. O resultado é um som mais claro e de qualidade melhor.

  2. Determine seu fornecedor. As empresas que podem ajudar a selecionar e instalar a espuma de absorção de som são aquelas especializadas em acústica. Muitas já são associadas à indústria de construção e oferecem esse serviço como um adicional ao trabalho prestado. Outras empresas se focam totalmente na acústica da construção. Além disso, é possível comprar a espuma de isolamento acústico em lojas especializadas e instalá-la sem a assistência de profissionais.

  3. Decida que tipo de espuma você quer. Os produtos de absorção de som para casa incluem painéis, espuma de estúdio e mantas acústicas. Os painéis são cobertos por poliéster e disponíveis em diversas cores e estilos, oferecendo, além de sua função principal, um toque de decoração. A espuma de estúdio vem em uma variedade de tamanhos e qualidades e pode ser comprada pré-cortada ou personalizada. Sua função principal é reduzir o eco, melhorando os sons produzidos dentro do estúdio. As mantas acústicas são parecidas com os painéis acústicos, entretanto, elas são cobertas por material não têxtil e se focam mais em reduzir o eco em vez de os níveis de ruído.

  4. Instale a espuma ou peça para alguém fazê-lo. Os painéis são disponibilizados com autoadesivo para uma fácil instalação. A espuma pode ser pedida com um kit de instalação. Se tiver dúvida, você pode considerar contratar um profissional para instalar seus materiais de absorção acústica. Os painéis e espuma normalmente vêm com instruções de montagem e você pode exigir parafusos, uma chave Phillips, pregos para acabamento, um martelo, adesivo, um lápis, trena e um nível.

  5. Veja se funciona. A espuma de absorção acústica deve descansar por 24 horas após a instalação. É preciso um ouvido aguçado para concluir se foram utilizados o nível e a quantidade de espuma corretos. Apenas você saberá o que funciona, e pode ser preciso tentativa e erro para alcançar o resultado desejado.

O que você precisa

  • Espumas
  • Ferramentas
  • Parafusos e pregos
  • Nível
  • Lápis
  • Adesivo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article