×
Loading ...

Como usar um esquadro de carpinteiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O esquadro de carpinteiro é uma ferramenta projetada para permitir que o usuário marque materiais como madeira, metal e ferro, drywall e cerâmica, com uma linha. O que torna esse esquadro - que é um triângulo isósceles com ângulo reto - tão versátil é que ele permite que o carpinteiro marque as linhas em vários ângulos. Ângulos retos, 45 graus, 135 graus... as linhas para definir o corte em praticamente qualquer ângulo podem ser marcadas usando essa ferramenta.

Instruções

Marcar os materiais nos ângulos necessários é fácil usando o esquadro (Chris Clinton/Lifesize/Getty Images)
  1. Use o esquadro como uma régua. Coloque-o na peça de material e pendure a borda em um lado do material, como uma tábua por exemplo. A borda é a aba que se sobressai do esquadro, perpendicular ao resto do triângulo. Ela funciona como uma guia. Coloque o triângulo sobre a face da tábua, pressione a aba contra o lado da tábua e faça uma marca com 90 graus, perpendicular aos lados da tábua, de um lado a outro.

    Loading...
  2. Use o esquadro como uma guia. Segure o esquadro na mesma posição usada para fazer a linha perpendicular. Ao invés de usar o lado de 90 graus para desenhar a linha, use o de 45 graus para marcar uma linha diagonal através da tábua.

  3. Use o esquadro como transferidor. O esquadro de carpinteiro tem marcas em cada borda para indicar os ângulos. Comece segurando o verso do esquadro, com o ângulo de 90 graus na tábua - a borda apoiada no lado da tábua. Mova uma ponta da borda para fora da tábua. A borda da tábua irá se alinhar com uma das marcações no esquadro. Usando essas marcações, escolhas os ângulos que você quer cortar.

  4. Inscreva linhas com o esquadro. Os esquadros possuem orifícios em sua borda. Esses orifícios estão intervalados a cada 0,5 cm, aproximadamente. Se você colocar a face do esquadro na tábua - com a borda pressionada contra a lateral da tábua - você pode colocar o lápis de carpinteiro no orifício e deslizar o esquadro pelo comprimento da peça. Isso irá resultar em uma linha paralela à borda da tábua, a 0,5 cm - ou a distância escolhida - da borda.

  5. Use o esquadro como um guia para a serra. Coloque o plano da serra sobre o esquadro, com a lâmina perpendicular à borda do instrumento. Pressione a serra e o esquadro na tábua. Mantenha a borda do esquadro em contado com o verso da tábua, para certificar que a serra está cortando em linha reta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...