×
Loading ...

Esquemas para um teremim caseiro

Atualizado em 21 novembro, 2016

O Teremim foi inventado por Leon Theremin em 1919 e é um dos primeiros instrumentos musicais eletrônicos. Fazer o seu próprio Teremim não é um dos projetos de instrumentos musicais eletrônicos mais simples de se concluir, porque a maioria deles têm esquemas razoavelmente complexos e peças difíceis de achar. Apesar dos teremins terem precedido os sintetizadores, é mais fácil construir um sintetizador analógico do que um teremim básico. No entanto, há alguns esquemas para teremins básicos disponíveis para lhe preparar para projetos mais complexos. Um design iniciante excelente é o foto-teremim de bolso projetado por Dave Porchnow, da Popular Mechanics.

Com as peças corretas, você pode construir o seu próprio teremim em casa (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Materiais

A maioria das peças para construir este teremim simples e pequeno pode ser obtida em sua loja de peças eletrônicas local e o custo total do projeto deve ser de menos de R$ 50,00. Você precisará de dois temporizadores CI 555, duas fotocélulas, dois capacitores de 0,1 mF, um resistor de 1 K, um potenciômetro de 5 K, um terminal PCB de duas posições, um alto-falante de 1" de 8 Ohm, conector para baterias de 9 volts, uma caixa blindada de dois níveis, um fio de ligação e uma bateria de 9 volts.

Loading...

Montando o teremim

Primeiro, você precisa construir o circuito do teremim com as fotocélulas o mais próximo possível ao modelo de bolso de Dave Porchnow. Um link para os esquemas está nas fontes deste artigo. Este é um dos esquemas de teremim mais simples disponíveis e permite um pouco de experimentação com fotocélulas diferentes. É um ótimo modelo para iniciantes por ser simples e ajudará a trilhar o caminho para tentativas com designs mais complexos.

Determine qual dos pinos no terminal PCB será positivo e qual será o terra. Todas as seções positivas do circuito devem ser conectadas ao pino positivo do terminal, incluindo o fio quente do conector das baterias, e todos os circuitos de terra devem ser conectados ao outro pino, incluindo o fio frio do conector das baterias. Solde todos os fios aos pinos de uma só vez.

Desmonte a caixa blindada e isole o seu interior com fita ou plástico. Isso previne que as peças entrem em curto-circuito, caso um fio toque o metal da caixa. Instale o circuito na caixa de modo que as duas fotocélulas saiam da caixa em lados opostos. Conecte o alto-falante de maneira que ele fique fora da caixa, do lado da frente e o encaixe das baterias na parte de trás. Ligue a bateria e você começará a ouvir um som. O volume pode ser controlado ajustando-se a quantidade de luz à qual as fotocélulas estão expostas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...