Mais
×

Como esquentar leite

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aquecer o leite é um processo fundamental para o degelo, para esquentar leite materno para obter um copo de leite quente, ou fazer um chocolate quente. O leite é sensível a temperaturas altas, e pode perder um pouco de seu valor nutricional se for exposto a estas por muito tempo. Esquentar leite no micro-ondas pode resultar em uma temperatura desigual e pontos muito quentes, que causam queimaduras ao consumir o leite. Você pode esquentar leite materno em temperatura ambiente colocando-o dentro de um recipiente com água quente antes de alimentar seu bebê. É possível levar o leite não-humano a quase ferver lentamente no fogão e adicionar ingredientes para dar sabor, se desejado.

Instruções

Esquente o leite lentamente para reter seu valor nutricional (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Esquentando leite não-humano

  1. Coloque o leite em uma panela pequena e coloque a panela em uma boca do fogão. Acenda o fogão em fogo médio e espere o leite atingir um ponto de quase fervura.

  2. Misture o leite suavemente com uma colher para que esquente igualmente. Reduza o fogo para médio-baixo.

  3. Adicione cacau em pó e chocolate, se quiser. Mexa a mistura.

  4. Esquente o leite até que comecem a se formar bolhas nos cantos da panela, ou até que o chocolate e o cacau se misturem em uma consistência suave.

    Esquentando leite materno

  1. Coloque uma garrafa de leite materno debaixo da água quente corrente da sua torneira, ou coloque água quente em um recipiente fundo e mergulhe a garrafa na água. Não permita que a boca da garrafa encoste na água, uma vez que isto pode causar contaminação.

  2. Esvazie o recipiente quando a água esfriar e volte a colocar água quente, se necessário. Esquentar uma garrafa resfriada geralmente leva de três a cinco minutos na água quente. No caso de leite materno congelado, deixe esquentar na água quente em temperatura ambiente por não mais que 30 minutos.

  3. Retire a garrafa da água quente. Movimente-a em formas circulares para misturar os nutrientes do leite. Coloque uma gota de leite na parte de trás do seu pulso para testar a temperatura. O leite deve dar uma sensação morna ao toque.

Dicas

  • Adicione aproximadamente 115 gramas de chocolate e 1/4 de xícara de cacau em pó para cada duas xícaras de leite para fazer chocolate quente.

Aviso

  • Não esquente leite ou fórmula para bebês no micro-ondas, uma vez que as micro-ondas não proporcionam o aquecimento homogêneo e podem causar pontos mais quentes no leite, ocasionando queimaduras no bebê. Aquecer leite ou fórmula para bebês no fogão pode causar super-aquecimento do leite e perda de seus nutrientes.

O que você precisa

  • Panela
  • Colher
  • Água
  • Garrafa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article