Como ver a Estação Espacial Internacional no céu noturno

Escrito por ehow contributor | Traduzido por cleuzeni torres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ver a Estação Espacial Internacional no céu noturno
A Estação Espacial Internacional continua a oferecer oportunidades interessantes para a pesquisa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Você sabia que a Estação Espacial Internacional chegou ao seu 10 º ano em órbita em Novembro de 2008? Este laboratório espacial continua a ser construído e administrado por astronautas de pelo menos 16 nações diferentes e se você gostaria vê-lo da próxima vez que passar sobre a sua localização, conheça algumas ferramentas que você pode usar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    A Estação Espacial Internacional - ou ISS, como a NASA a chama - fica continuamente em órbita há 370,15 km da terra e atualmente é o maior satélite artificial em órbita, viajando a cerca de 27.000 km por hora. A ISS é usada para estudar os efeitos de voos espaciais de longo prazo sobre os seres humanos e também serve para realizar outras experiências científicas nas condições originais do espaço. A ISS está perto o suficiente da Terra para que possa ser vista a olho nu em noites claras como um pontinho de luz brilhante se movendo rapidamente através do céu.

  2. 2

    Para ver a ISS no céu, vá para o site de rastreamento da NASA no endereço: spaceflight.nasa.gov/realdata/tracking/. Na barra do menu superior, passe o cursor sobre o texto que diz "Realtime Data" e clique em "Sighting Opportunities". Na caixa do lado esquerdo com o nome "Quick and Easy Sightings by City", digite o seu país e clique em seu estado e cidade e você poderá obter as coordenadas e as datas de quando a ISS vai passar sobre a sua localização. Para obter ajuda com a forma de interpretar as coordenadas, volte para "Realtime Data" e depois "Sighting Opportunities" e você vai ver "Sighting Help" sob onde você digitou seu estado e sua cidade.

  3. 3

    Outro método para avistar a ISS é ir para "Realtime Data" - ainda no site da Nasa, no endereço dado anteriormente - e clicar em "Sighting Opportunities", vá para a caixa amarela no centro chamada "SkyWatch 2.0" e clique em "Start Applet." Digite seu CEP e aperte "Enter", ou clique no mapa até chegar a sua localização. Logo em seguida selecione "Next Sighting" na parte inferior e o Applet irá calcular a próxima vez que você pode ver a estação espacial a olho nu a partir de onde você está. Clique no botão "SkyTrack" na parte inferior e você terá uma visão das constelações e a trajetória da ISS através do céu. Você pode mover a visão que está tendo com as setas e os botões de mais e menos na parte superior esquerda, para ajudá-lo a se orientar no céu.

  4. 4

    Se você puder identificar uma constelação como a Órion ou a Ursa Maior, você pode descobrir em que direção olhar até obter uma boa ideia de onde a Estação Espacial irá aparecer. Se você precisa de um pouco de ajuda, vá para o endereço: Astroviewer.com e insira a sua cidade e clique em "Current Night Sky", ele vai mostrar como está o céu noturno em sua região, com as constelações identificadas. Se você puder identificar pelo mapa da NASA qual constelação ou estrela a ISS vai passar e identificar os itens no céu, você poderá ver a ISS a olho nu quando ela estiver sobre a localização escolhida.

  5. 5

    Se o céu estiver nublado naquela noite você pode voltar para "Next Sighting" e vai receber a trajetória do dia seguinte, e então, clique em "SkyTrack" e você irá obter o mapa da trajetória do próximo dia. Se você não tem uma boa visão ou a trajetória passa por debaixo do horizonte, tente achar um lugar onde você possa ter uma visão do alto e também uma visão com menos poluição de luz, para uma próxima visualização.

Dicas & Advertências

  • Se você tem uma bússola, você pode ver exatamente em que direção olhar e simplesmente estimar quantos graus acima do horizonte; 90 graus uma linha reta para cima.
  • A ISS orbita a Terra cerca de 15 vezes por dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível